AutoData - Compacto VW chega ao mercado em 2023
Montadora
17/10/2018

Compacto VW chega ao mercado em 2023

Imagem ilustrativa da notícia: Compacto VW chega ao mercado em 2023
Foto Jornalista Bruno de Oliveira

Bruno de Oliveira

São Paulo – O modelo de automóvel compacto que a Volkswagen planeja produzir no Brasil e que já tem a aprovação do board, na Alemanha, deverá chegar ao mercado em 2023, segundo o presidente Pablo Di Si. A empresa, por ora, articula com fornecedores, com a rede de concessionários e com sindicatos a viabilidade da sua fabricação local.

 

Di Si, contudo, disse que o veículo foi pensado para atender às necessidades do mercado – e da montadora – a partir dos próximos cinco anos: “Estamos pensando lá na frente, quando o mercado estará melhor do que hoje em termos de vendas, e também demandando outras características de mobilidade. Queremos participar e dispor de ofertas em todos os subsegmentos”.

 

Hoje o modelo compacto da Volkswagen é o up!, produzido na fábrica de Taubaté, SP, desde 2014. O novo modelo planejado para entrar no mercado em cinco anos será construído sobre a plataforma modular MQB.

 

Di Si disse, ainda, que essa fabricação local demandará investimento adicional aos R$ 7 bilhões já anunciados para o País até 2020 que contempla vinte lançamentos na América do Sul. O novo investimento, de acordo com ele, será anunciado em 2019. Há indefinição sobre em qual fábrica será produzido o novo modelo.

 

O presidente da Volkswagen disse que atualmente “as fábricas estão lotadas”. Na prática, contou, os turnos ativos estão operando a plena capacidade em função da demanda no mercado interno, que é crescente: no acumulado do ano foram emplacados 215 mil 12 veículos VW, 36,2% a mais do que nos nove primeiros meses do ano passado. É segunda maior marca em termos de vendas, depois da General Motors:

 

“Brigaremos pela ponta no fim de 2019 ou no começo de 2020. Isso se dará de forma sustentável, com foco em vendas no varejo. Não queremos brigar em market share de forma a diminuir nossas margens e as de toda a cadeia”.

 

Desde o fim de maio a companhia reduziu a velocidade da produção de veículos em São Bernardo do Campo, SP, e Taubaté, e de componentes em São Carlos, SP, por causa da crise na Argentina, principal destino das exportações de veículos VW. Em São José dos Pinhais, PR, onde são produzidos o VW Fox e o Audi Q3, a expectativa é a de que a capacidade seja ocupada com a chegada do SUV T-Cross, programada para 2019.

 

Foto: Rafael Cusato.