AutoData - Aliança Ford-VW começará com uma picape
Montadora
15/01/2019

Aliança Ford-VW começará com uma picape

Imagem ilustrativa da notícia: Aliança Ford-VW começará com uma picape
Foto Jornalista  André Barros

André Barros

São Paulo e Detroit – Ford e Volkswagen divulgaram na terça-feira, 15, por meio de seus CEOs Jim Hackett e Herbert Diess, novidades acerca da aliança anunciada no ano passado. O que a princípio ficaria restrito a veículos comerciais leves, como picapes e vans, pode também avançar para veículos elétricos, autônomos e serviços de mobilidade – as duas empresas assinaram memorando de intenções para estudar a colaboração nestas áreas.

 

O primeiro veículo fruto da aliança – que não envolverá troca de ações e será dirigida por um comitê independente, liderado pelos dois CEOs e formado por executivos de ambas as empresas – será uma picape média global que deverá chegar ao mercado em 2022. Caberá à Ford o desenvolvimento do projeto e a produção.

 

A companhia estadunidense será a responsável também pelas vans comerciais grandes para o mercado europeu, enquanto a Volkswagen desenvolverá e produzirá uma van urbana, cujos mercados regionais e prazo para a entrada em linha de produção não foram especificados.

 

Não foram dados nomes aos bois, mas o próprio comunicado dá algumas sinalizações. A picape seria a nova geração, ou substituta, das Ford Ranger e Volkswagen Amarok. As vans substituirão Ford Transit e Volkswagen Caddy e Transporter.

 

Ford e Volkswagen esperam que os primeiros frutos dessa parceria rendam resultado operacional anual antes dos impostos já a partir de 2023. A aliança, diz o comunicado assinado pelos CEOs, “gerará ganhos significativos de escala e eficiência e permitirá a ambas as empresas compartilhar investimentos em arquiteturas de veículos que abrangem diferentes capacidades e tecnologias”.

 

Hackett, da Ford, foi mais além: “[A aliança] vai não só trazer eficiências importantes e ajudar ambas as empresas a melhorar seu desempenho, mas também nos dará a oportunidade de ajudar a formar a próxima era da mobilidade”.

 

Colaborou Vicente Alessi, filho

 

Foto: Divulgação.