AutoData - Uma máquina de alta performance
AutoData Empresarial
24/03/2019

Uma máquina de alta performance

Imagem ilustrativa da notícia: Uma máquina de alta performance
Foto Jornalista AutoData Empresarial

AutoData Empresarial

Lançado na Fenatran de 2017, o VW Constellation 32.360 V-Tronic fez sua estreia no início do ano passado no mercado brasileiro e é a grande aposta da MAN Latin America para atender as demandas, agora mais fortalecidas com a retomada econômica do País, de segmentos como terraplanagem, florestal e, particularmente, mineração.

 

Elaborado dentro do conceito “tailor made” da fabricante de Resende, RJ, reconhecida no mercado pela qualidade de seus produtos vocacionados, esse caminhão alia robustez com alta tecnologia. O Constellation VW 32.360 vem equipado com a transmissão automatizada V-Tronic ZF, de 16 velocidades, motor Cummins ISL com 360 cv de potência e torque poderoso de 163,1 kgfm.

 

Como esse caminhão foi projetado para pegar no pesado, ou seja, atuar em canteiros de obras em condições extremamente severas – minerações normalmente são em áreas de montanhas – eixos traseiros com redução no cubo e freio motor de cabeçote de alta performance são indispensáveis itens que contribuem para melhorar a performance e, naturalmente, a segurança.

 

A engenharia MAN se preocupou em acrescentar item extra de segurança: as “cuícas de freio” foram posicionadas na parte superior do eixo e essa solução permite que o veículo trafegue por terrenos acidentados e irregulares sem qualquer risco de danos ao sistema de freios. 

 

Além disso, o VW Constellation 32.360 tem freios à tambor com sistemas ABS com EBD e ATC. O modelo também conta com o sistema EasyStart para auxílio em terrenos com subida e do Modo Manobra, que auxilia no trânsito em locais estreitos e confinados.

 

Esse é o modelo mais novo da família de caminhões 6×4 da Volkswagen. E também, por conta de sua vocação para o trabalho pesado, é o modelo mais forte dentro do line up de rígidos 6×4 traçados da marca.