Logística eficiente para safra de grãos

Imagem ilustrativa da notícia: Logística eficiente para safra de grãos
CompartilheAutoData Empresarial
07/08/2019

Neste ano o Brasil deverá colher mais de 237 milhões de toneladas de grãos em 15 culturas diferentes. Será a segunda maior safra da história do País. De acordo com estimativa da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o volume representa crescimento de 9,5 milhões de toneladas em relação à safra anterior (4,2% a mais em termos proporcionais).

 

Para se ter uma ideia do tamanho dessa safra, o recorde anterior foi registrado em 2017 quando foram colhidos 238,4 milhões de toneladas de grãos no Brasil. A Conab informou que a produtividade deste ano será 3% maior na comparação com a safra anterior e a área plantada também aumentou 1,2% (parece pouco, mas esse percentual representa área de 62,5 milhões de hectares).

 

Com maior produtividade e novas áreas cultivadas, a logística de escoamento da safra, praticamente toda efetuada por caminhões pesados, deve ser altamente eficiente para não gerar prejuízos aos produtores. Para este trabalho os caminhões MAN TGX, com tração 6x2 e 6x4, são os mais indicados por aliarem robustez, conforto e potência para vencer longas distâncias em estradas, via de regra, em péssimas condições.

 

Os caminhões MAN TGX oferecem maior conforto ao motorista e melhor dirigibilidade pois seu interior de cabine está entre as maiores e mais espaçosas do mercado nacional, o que proporciona melhor conforto ao motorista.

 

Imagem ilustrativa da notícia: Logística eficiente para safra de grãos

 

Além disso, o trem de força com motor MAN D2676, de 12 litros, com duas versões de potências (440 cv e 480 cv) e caixa de transmissão ZF automatizada de 16 velocidades, garante alta performance com baixo consumo de combustível.

 

A Volkswagen Caminhões e Ônibus oferece três modelos do MAN TGX: o 28.440 6x2, o 29.440 6x4 e o 29.480 6x4. Todos eles indicados para operar na safra de grãos, logística que demanda veículos robustos, potentes, confiáveis e com alta capacidade de carga.

 

No quesito serviços, porque na safra de grãos caminhão estradeiro não pode nem pensar em ficar parado, a Volkswagen Caminhões e Ônibus conta com pós-venda especializado oferecido por sua rede de 144 concessionárias estrategicamente distribuídas por todo o território nacional.