Inovação pelo futuro da mobilidade

Imagem ilustrativa da notícia: Inovação pelo futuro da mobilidade
CompartilheAutoData Empresarial
25/09/2019

Estar no rol das maiores fabricantes do mundo de carroçarias de ônibus e ser uma das maiores multinacionais do Brasil, além de líder absoluta deste mercado no País, não deixa a Marcopolo acomodada. A empresa investe continua e maciçamente em inovação na busca por um transporte de passageiros mais sustentável e, acima de tudo, eficiente.

 

A inovação é levada tão a sério na Marcopolo que a empresa tem até uma área exclusivamente dedicada a esse cuidadoso olhar para novos negócios e novas tecnologias. Petras Amaral Santos é o Head de Inovação da Marcopolo e sua missão é buscar parcerias, promover e motivar a inovação tanto dentro da empresa como, também, junto aos clientes, fornecedores, parceiros, universidades e comunidade.

 

De acordo com Santos, a ideia é promover a inovação colaborativa. Um passo decisivo neste sentido foi  a inauguração, em parceria com a Viação Ouro e Prata e as empresas Rodosoft e Innoscience de um Espaço de Inovação dentro da Tecnopuc, em Porto Alegre, RS. Segundo Santos, o objetivo das empresas é unir clientes, fornecedores, colaboradores e parceiros para juntos desenvolver conceitos e novas maneiras de pensar soluções para os problemas mais latentes do setor de transporte de passageiros. 

 

Imagem ilustrativa da notícia: Inovação pelo futuro da mobilidade

 

De acordo com o executivo, o Tecnopuc foi escolhido por ser um ambiente colaborativo, com um DNA e ecossistema de inovação, já que lá é possível interagir com startups, o corpo acadêmico local e usufruir de todos os benefícios desse lugar para criar soluções e oportunidades de negócios para o segmento de transporte rodoviário a partir de novas tecnologias.

 

Outro passo importante foi a criação, no segundo semestre do ano passado, em parceria com outras empresas do Rio Grande do Sul, do Movimento Hélice. No último dia 12 de julho, foram apresentados os resultados da Fase 1 do projeto que resultou no desenvolvimento de 13 contratos com seis startups de todo o Brasil em quatro áreas (recursos humanos, marketing/vendas, indústria e logística). Na Fase 2, a intenção é continuar conectando startups e empresas, trazendo mais resultado. Entre os grandes desafios da Fase 2 está o de ajudar a fomentar ainda mais os empreendedores locais, por meio de um programa que ajude a acelerar as ideias de startups, suas soluções, fornecendo condições para que elas encontrem na Serra Gaúcha e no Estado um ecossistema que ofereça condições de desenvolvimento.

 

Ativando diversas frentes inovadoras para desenvolver soluções de mobilidade de forma sustentável, a Marcopolo lançou recentemente sua nova marca: Marcopolo Rail, voltada exclusivamente para atuação o segmento metroferroviário. A Marcopolo Rail vai se dedicar ao desenvolvimento de soluções e tecnologias para as cabines (carrocerias), o que incluiu inovações em sistemas de aberturas, climatização, layout, assentos, materiais e design relacionado ao setor.