AutoData - A arte da iluminação veicular
AutoData Empresarial
13/01/2020

A arte da iluminação veicular

Imagem ilustrativa da notícia: A arte da iluminação veicular
Foto Jornalista  Leandro Alves

Leandro Alves

É difícil encontrar alguém que goste de carro e não conheça a Arteb. Genuinamente brasileira, a maior fabricante de faróis do País completa 85 anos de existência com os últimos 60 anos dedicados ao desenvolvimento e produção dos mais icônicos e inovadores faróis e lanternas que equipam os automóveis nacionais das mais variadas marcas.

 

A empresa começou em 1934 produzindo cadeados e fechaduras, mas a grande virada deu-se em 1959 quando se credenciou para fornecer os memoráveis faróis redondos para os Fuscas, assim iniciando sua jornada com a Volkswagen e em pouco tempo todas as montadoras instaladas no Brasil começaram fazer negócios com a Arteb.

 

Com alta demanda, produtos respeitados e o mercado automotivo em galopante expansão no Brasil, a empresa rapidamente tratou de estruturar nova fábrica em São Bernardo do Campo (ABC paulista e berço do setor automotivo nacional) e daí para frente a marca Arteb virou sinônimo de faróis e lanternas de alta qualidade.

 

A Arteb é uma das poucas empresas no mundo que pode se orgulhar de acompanhar passo a passo todas as inovações da indústria automotiva, tanto em design quanto em iluminação. A criativa engenharia da empresa atendeu com agilidade a demanda por aqueles saudosos faróis redondos feitos de vidro e agora fornece para ampla gama de clientes faróis inteligentes feitos com policarbonato e inteiramente integrados à personalidade de cada veículo.

 

Com mais de 100 patentes registradas, a inovação faz parte da história da empresa. Vale menção a alguns pioneirismos mais famosos no Brasil: o brake-light (luz de freio elevada) foi introduzido no País em 1986, virou febre e em seguida equipamento original de fábrica, em 1995 veio a tecnologia multicolor na injeção de lentes para lanternas, em 2008, luz de condução diurna (DRL) e, em 2012, lanterna com LED integral (Full Led).

 

 

A Arteb trabalha em conjunto com as montadoras em uma espécie de engenharia flexível e colaborativa para desenvolver novos projetos globais e regionais. A empresa investe cerca de 5% de seu faturamento em inovação. A preocupação em inovar é tamanha que dos 100 engenheiros da empresa, 60 dedicam-se em tempo integral ao desenvolvimento de novas soluções em iluminação veicular.

 

Em 2005 a empresa inaugurou seu Centro Tecnológico que conta com o mais avançado laboratório da América do Sul e o único certificado pelo Inmetro. E em 2013, para atender às novas demandas automotivas por faróis mais eficientes, foi inaugurada a Artebtech, empresa totalmente dedicada às novas tecnologias de iluminação automotiva com destaque para as soluções em LEDs.

 

Com uma engenharia motivada e inventiva, a Arteb harmoniza a tradição de uma empresa quase secular com a flexibilidade e vibração de uma legítima “startup”. “Somos uma empresa dinâmica com foco na busca contínua de soluções sustentáveis e inovadoras para o setor automotivo”, comenta Edson Brasil, CEO ARTEB.