AutoData - A melhor entre as melhores
AutoData Empresarial
13/01/2020

A melhor entre as melhores

Imagem ilustrativa da notícia: A melhor entre as melhores
Foto Jornalista  Leandro Alves

Leandro Alves

A Fastplas Automotive recebeu neste ano o prêmio mais cobiçado entre os fornecedores da Mercedes-Benz. A empresa foi agraciada com o troféu Especial Interação 2019 que a qualifica como a melhor entre todas as fornecedoras da montadora alemã.

 

O troféu fica exposto em local nobre do salão de convenções da Fastplas. “Vamos deixá-lo aqui, onde recebemos nossos clientes, fornecedores e onde constantemente nos reunimos com nossos colaboradores. Afinal de contas, essa é uma vitória que queremos compartilhar com todos os envolvidos”, comenta orgulhoso Peter Otto Hans Köcher, CEO da empresa.

 

Köcher é um veterano da indústria automotiva. Seu pai já atuava no ramo de plásticos quando as montadoras começaram a produzir veículos no Brasil. “Há 50 anos estou no negócio”. E a Fastplas (o nome já diz tudo, a empresa é rápida e inovadora em tudo que é feito de plástico nos veículos) está no mercado há mais de 40 anos.

 

O caminho percorrido para ser considerada a melhor fornecedora da Mercedes-Benz foi árduo e longo. “Começamos em 1977 a fornecer material em plástico para alguns veículos mais modernos, mas crescemos mesmo a partir de meados dos anos 80 quando os para-choques deixaram de ser produzidos em aço e passaram a ser de poliuretano”.

 

A princípio a Fastplas fornecia materiais em plástico para toda indústria automotiva, mas a partir dos anos 90 a equipe comandada por Köcher resolveu concentrar esforços no desenvolvimento de produtos para caminhões. “Por conhecer a qualidade de nossos produtos enquanto fornecíamos para os automóveis da marca, a Volkswagen fechou parceria com a Fastplas para equipar os caminhões da marca desde o início da produção lá na fábrica de Resende, há mais de 20 anos”.

 

 

Hoje em dia a Fastplas fornece para MAN, Mercedes-Benz, Iveco e Volvo. Basta ver um caminhão de uma dessas marcas tanto de frente como de lado e você vai se deparar com diversos componentes desenvolvidos e produzidos pela empresa.

 

O time de engenharia da Fastplas trabalha em conjunto com a equipe global de cada montadora para desenvolver toda parte frontal, paralamas e a escada de acesso à cabina, além de diversos outros itens internos feitos em plástico. A flexibilidade da Fastplas permite que a montadora escolha o tipo de material que pretende utilizar, desenvolve a solução e entrega o produto final em prazo recorde.

 

Essa agilidade com qualidade, respeito ambiental e co-design foi reconhecida pela Mercedes-Benz que premiou a Fastplas com o Prêmio Interação já em 2005 pelo conjunto da obra em fornecer aos caminhões Axor e Atego as partes externas e internas de plástico e, agora em 2019, com o Actros, a empresa leva o prêmio máximo consagrando-a como a melhor (isso significa a mais eficiente e a mais parceira) entre todos os fornecedores.

 

Mercedes-Benz e Volkswagen Caminhões e Ônibus representam, cada uma, cerca de 32% do faturamento da Fastplas. As demais montadoras, inclusive de automóveis e sistemistas, respondem por outros 36%. Com sede em Diadema, ABC Paulista, e um contingente de 500 colaboradores, a empresa conta com uma filial industrial em Sorocaba, interior de São Paulo e uma unidade de montagem em Itatiaia, RJ, para onde envia o teto alto dos caminhões Constellation da Volks.