AutoData - Jovem arrojada e inovadora
AutoData Empresarial
13/01/2020

Jovem arrojada e inovadora

Imagem ilustrativa da notícia: Jovem arrojada e inovadora
Foto Jornalista  Leandro Alves

Leandro Alves

A mais jovem fabricante de rodas de alumínio OEM do Brasil vem surpreendendo o mercado nacional com arrojo e inovações desde sua criação, há três anos. A Neo Rodas nasceu no final de 2016, no momento mais agudo da crise econômica brasileira, que trazia naquele momento retração no setor automotivo e, contrariando projeções negativas de qualquer especialista, só experimentou crescimento desde sua criação.

 

Neste curto período a empresa produziu mais de 2,5 milhões de rodas que equipam veículos de várias montadoras, incluindo lançamentos de sucesso como Volkswagen Polo, Virtus e T-Cross, Fiat Argo e Toro, além do Jeep Renegade, entre muitos outros, além de possuir novos produtos em desenvolvimento. Com sua linha de rodas premium a Neo Rodas caiu no gosto das montadoras, estabelecendo parcerias de longo prazo e focando na excelência, no atendimento e na qualidade de seus produtos. O resultado foi surpreendente: neste ano a produção de rodas da empresa já supera o dobro do que produzia quando iniciou sua operação.

 

De olho nas novas oportunidades do mercado e buscando sempre inovar e estar alinhada às tendências e necessidades do mercado automotivo, a empresa investiu cerca de 40 milhões de reais no aprimoramento de seus processos produtivos, novas instalações, laboratórios e equipamentos de última geração. Em 2020, a Neo Rodas vai inaugurar nova planta de pintura totalmente automática, uma das mais modernas do Brasil no segmento.

 

Também em 2020 o mercado brasileiro vai conhecer mais novidades trazidas pela Neo Rodas. A empresa acabou de fechar acordo com o Grupo <a>, da Colômbia, no qual prevê cooperação técnica e comercial visando ampliação dos negócios, a partir da complementação dos portfólios dedicados ao mercado de rodas de veículos leves e pesados no Mercosul. Os produtos foram apresentados ao mercado recentemente em um estande montado em conjunto, exposto no Congresso SAE 2019, realizado dentro da Fenatran.

 

 

A parceira colombiana possui as divisões Madeal, para a produção de rodas de alumínio para motocicletas, veículos leves e pesados, e Cofre, produtora de rodas de aço também para leves, pesados, além de máquinas agrícolas. A companhia atua também na produção de autopeças.

 

Com a parceria, o Grupo <a> passará a oferecer seus produtos no Brasil utilizando-se da estrutura técnica e logística da Neo Rodas, com a criação de uma empresa específica para este business – a Neo Parts.

 

A Neo Parts terá foco no desenvolvimento, importação e distribuição das rodas e das peças fabricadas pelo Grupo <a>, que hoje já fornece seus produtos para diversos clientes OEM na Colômbia e região. Além disso, proverá estrutura local de logística, comercial, engenharia, qualidade e pós-venda. No portfólio constam amortecedores, pastilhas e lonas de freio, suspensão leve e pesada, embreagens e peças de aplicação agrícola, além das rodas de alumínio e aço, entre outros.

 

Com esses negócios ativados, a Neo Rodas visa diversificar seu portfólio, ampliar os mercados de atuação e incrementar sua receita, encurtando prazos de implantação e otimizando investimentos. A empresa quer reforçar sua posição no mercado automotivo OEM do Brasil e do Mercosul, oferecendo um leque mais amplo de opções com qualidade e confiabilidade aos seus clientes da região.