AutoData - Neo Parts chega com força e foco
AutoData Empresarial
16/03/2020

Neo Parts chega com força e foco

Imagem ilustrativa da notícia: Neo Parts chega com força e foco
Foto Jornalista  Luciana AD empresarial

Luciana AD empresarial

Depois de parceria firmada no final do ano passado entre a Neo Rodas, uma das mais jovens e inovadoras fabricantes de rodas do Brasil, e o Grupo “A”, tradicional fabricante de autopeças e rodas da Colômbia, as duas empresas lançam agora, a Neo Parts, empresa com sede no Brasil e que passa a distribuir os produtos de todas as linhas para automóveis de passeio, veículos comerciais, caminhões, ônibus, carretas e motocicletas, entre outros, tanto para as montadoras como para o mercado de reposição.

 

A Neo Parts vai comercializar, inicialmente para os países do Mercosul, diversos componentes produzidos pelas empresas do Grupo “A”, além das rodas de aço (Cofre) e de alumínio (Madeal): amortecedores (G-Control), pastilhas e lonas de freio (Incolbest), molas de suspensão planas e helicoidais (Imal), embreagens (BMB) e diversos componentes para aplicação agrícola (Bonem).

 

As empresas do Grupo “A” possuem larga experiência no mercado automotivo leve e pesado (algumas com mais de 60 anos de atuação), com fornecimentos a várias montadoras da região andina, além de forte atuação no mercado de reposição na América Latina e nos Estados Unidos. Diversas fábricas do grupo foram premiadas por montadoras tradicionais como GM, Renault e Hino por oferecer produtos da mais alta qualidade. Ao todo, são 10 plantas que contam com instalações completas: engenharia, laboratórios e certificações próprias. Estas plantas terão a presença local reforçada pela equipe técnica e comercial da Neo Parts.

 

 

Apresentada conceitualmente no Congresso SAE Brasil, que aconteceu em outubro do ano passado, o lançamento da Neo Parts demandou profundo estudo do mercado latino-americano de autopeças. “Concluímos que diversos setores deste mercado têm demandas muito específicas, além disso há nichos que não são atendidos pelos fabricantes tradicionais seja por questão de volume ou, ainda, políticas comerciais”, diz Murillo Di Cicco, diretor de novos negócios da Neo Parts. “Vamos atuar nesses nichos oferecendo alta qualidade, confiabilidade, excelência em serviços e logística e, sobretudo, preços competitivos”.

 

De acordo com Di Cicco, a Neo Parts está em conversas avançadas com cinco montadoras do Brasil e ao menos 10 outras empresas do setor para a confirmação de novos negócios. Segundo o executivo, “o projeto possui enorme potencial, mas existe uma fase de maturação relativamente longa, que envolve além da apresentação das empresas e negociações comerciais, todo o processo de validação junto às montadoras, que inclui auditorias das unidades produtivas e validação com o Inmetro, como é o caso de alguns itens de segurança”.

 

Di Cicco diz que deve ser feito todo o planejamento logístico para cada produto que inclui, também, a regulação de estoques. “Quando saímos do mercado puramente OEM e partimos para o mercado de reposição, as variáveis se multiplicam”.

 

A Neo Parts contará com estrutura específica em Itupeva, SP, incluindo um centro de armazenagem e distribuição dos produtos, sendo que a operação e seus resultados serão independentes da Neo Rodas, com gestão própria do ponto de vista empresarial e comercial, com o compartilhamento de alguns serviços administrativos como controladoria, jurídico e recursos humanos.