A Ford Ranger fez sua estreia no Brasil em 1994. Nestes 26 anos ganhou prestígio entre os amantes de picapes médias por oferecer dois dos mais apreciados atributos deste segmento: robustez e conforto. É o tipo de carro que conta com fã clube, lança tendências e está sempre protagonizando alguma inovação no setor.
Nos últimos anos, no Brasil, o segmento de picapes médias se expandiu. As picapes ganharam musculatura com suas cabinas mais amplas, ensejando maior robustez e, sob o capô, os motores foram agregando mais cavalos de potência.
A Ford tradicionalmente lê muito bem as preferências, tendências e demandas dos segmentos onde atua. Mas é no de picapes médias que a empresa se supera. Não por outra razão a Ford Ranger sempre esteve entre as mais vendidas do Brasil pois é a picape que, normalmente, reboca as novas tendências e grandes inovações deste competitivo segmento.
A safra 2020 de picapes médias oferece ao mercado brasileiro uma vasta opção de picapes ainda mais encorpadas, confortáveis, tecnológicas e, sobretudo, potentes. Mas neste mercado a tradição fala alto e a Ford Ranger se destaca por ser a única que harmoniza todos esses ingredientes com uma vantagem extra: é uma das mais econômicas.
O resultado natural foi observado nos emplacamentos de maio passado quando o mercado automotivo começou a registrar leve recuperação depois de dois meses de queda em função da pandemia Covid-19. A Ford Ranger apresentou recorde de participação e assumiu a vice-liderança das picapes vendidas no mês passado. Foram 1,4 mil unidades comercializadas com uma participação histórica de 24,2% no segmento, registrando expansão de 4,3 pontos percentuais em comparação com abril deste ano.
No ranking geral dos veículos mais vendidos da indústria em maio, a Ford Ranger ocupou a 13ª posição. A principal força da Ranger está nas versões intermediárias XLS, que contam com um conjunto robusto de desempenho, equipamentos e preço, difícil de ser batido pelas concorrentes. Tanto é que sua participação chegou a 42,8% em maio, um salto de mais de 11 pontos percentuais comparado ao mês anterior.
Nas versões de entrada XL, a Ranger também cresceu e ficou em segundo lugar na categoria, com 12,5% de participação. Nas versões topo de linha, XLT e Limited, ela teve o segundo melhor resultado do ano, com 18%. “Desde o lançamento da nova linha, no ano passado, a Ranger vem crescendo e passou a ocupar um novo patamar no mercado. A versão Storm, lançada há pouco, também foi muito bem recebida e tem contribuído para esse desempenho favorável”, diz Fabrizzia Borsari, gerente de Marketing de Picapes da Ford.
O segmento de picapes tem resistido melhor à queda nas vendas que os demais setores da indústria, graças principalmente à força do agronegócio brasileiro, que é um grande consumidor desses veículos. Isso levou as picapes a atingir uma participação recorde dentro da indústria, na casa de 10%, praticamente o dobro do registrado nos últimos quatro anos.
“Cada vez mais os consumidores estão reconhecendo os atributos da Ford Ranger. Além de tecnologia com propósito, capacidade off-road e o melhor nível de segurança da categoria, ela oferece o menor custo de posse e excelente valor de revenda. Por isso dizemos que a Ranger está três anos à frente das concorrentes”.