O ano de 2020 certamente vai entrar para a história não só pelos desafios trazidos pela pandemia Covid-19, mas também por ser o ano em que houve a mais fabulosa aceleração das inovações digitais em todo o planeta. A Ford está integralmente inserida neste contexto e, já em janeiro, na maior feira da tecnologia do mundo, a CES, que acontece em Las Vegas, nos EUA, mostrou o quanto está preparada para a mobilidade do futuro.
Mais do que só apresentar avançados produtos eletrônicos, a CES se transformou em uma referência global de tendências que serão realidade em um futuro muito próximo. Por isso a Ford escolheu o evento para deixar bem claro sua maneira de enxergar um futuro mais sustentável e, sobretudo, digital e conectado. Em seu estande, a AutoData, convidada pela montadora,pôde conhecer o Mustang Mach-E, SUV elétrico com tecnologias inovadoras de conectividade e segurança.
Mas a Ford há muito tempo vem mostrando que os desafios do setor automotivo vão bem além do que desenvolver e fabricar automóveis. Na própria CES, apresentou também soluções de mobilidade que incluem um robô para entrega de encomendas, conteúdo para atuar em conjunto com veículos autônomos da marca, um software para gerenciamento de trânsito nas cidades e um sistema de atualização sem fio dos módulos de seus veículos.
O Mustang Mach-E, com avançado sistema de propulsão elétrica, também foi o primeiro modelo derivado do clássico Mustang em seus 55 anos de história. Com autonomia de até 480 km, o SUV elétrico inova tanto no design e no sistema de propulsão como nas tecnologias de conectividade e infotenimento. E não abriu mão do espírito do Mustang: com potência de 465 cv, o esportivo faz de 0 a 100 km/h em três segundos na versão GT Performance Edition.
Agora em julho a Ford segue inovando em sua pegada digital e, pelo oitavo ano consecutivo, foi a única empresa automotiva a patrocinar a Campus Party, maior evento de tecnologia e inovação da América Latina, que pela primeira vez foi global, digital e inteiramente gratuita devido ao coronavírus.
O evento deste ano foi realizado simultaneamente em mais de 30 países – durante 24 horas por dia – e teve como mote título bastante apropriado para o momento: “Reiniciando o Mundo”. Entre as personalidades palestrantes constaram nomes como o ecologista e político norte-americano Al Gore e o cantor e empresário Bruce Dickinson.
Nesta edição, a Ford promoveu apresentações especiais sobre os impactos do momento atual na mobilidade do presente e do futuro. As discussões incluíram as tendências que serão passageiras ou permanentes e como a confiança está pautando o relacionamento entre marcas e usuários, além de iniciativas do mercado para lidar com esse cenário volátil.
Nesta Campus Party 100% digital a Ford valorizou a criatividade dos internautas ao lançar desafio virtual sobre soluções de mobilidade utilizando o método de Design Thinking. Executivos das áreas de TI e Veículos Conectados da montadora convidaram amos participantes a criar soluções de mobilidade considerando o cenário atual.