O setor automotivo nacional pode contar com uma alternativa inovadora e viável para minimizar significativamente o atual problema de fluxo de caixa em decorrência da forte retração da demanda por conta da pandemia da Covid-19.
Além de tentar oferecer os 25 bilhões de reais de créditos tributários retidos pelos governos federal e estaduais como garantia aos bancos estatais na tomada de empréstimos, é possível, também, utilizar parte deste valor. Outra alternativa interessante que pode ser implementada em toda cadeia é reduzir em milhões de reais o montante que fica mensalmente travado em encargos como IPI, PIS e Cofins nas mãos do governo Federal e, também, do ICMS, que fica parado nos cofres dos governos estaduais.
A Becomex, uma das maiores consultorias para as áreas fiscal, tributária e aduaneira do Brasil, líder em regimes especiais, com destacada experiência no setor automotivo, atendendo mais de 85% das montadoras e quase 200 fornecedores, desenvolveu inovadora estratégia colaborativa para ser implementada entre montadoras e fornecedores. Trata-se do BCC – Business Collaboration Chain, que tem o objetivo de reduzir custos e proporcionar maior eficiência operacional a todos os elos da cadeia.
O resultado direto, e mais visível, dessas ações colaborativas é o considerável aumento do fluxo de caixa das empresas e, de carona, forte incremento da competitividade do setor no País tornando possível, inclusive, a localização de mais produtos.
“Com o BCC podemos resolver esse desequilíbrio tributário primeiro colaborando com as montadoras na utilização de boa parte desses recursos retidos pelos governos federal e estaduais além de, nas operações futuras, criarmos mecanismos, em toda cadeia, de modo a minimizarmos esse acúmulo de impostos”, comenta Marcos Gonzalez, diretor da área automotiva da Becomex.
Para Gilberto Oestreich, Diretor de Customs na GM da América do Sul, “o Brasil não é mais competitivo lá fora, pois existem uma série de impostos acumulados em nossa cadeia interna que geram um preço final 10% a 15% mais alto do que em outros países como o México, por exemplo”. O executivo enxerga de forma otimista o BCC proposto pela Becomex. “Todos os fornecedores que consultamos neste ano demonstraram interesse na colaboração quando passam a entender as vantagens dessa estratégia”.
O BCC aplicado na cadeia automotiva pode alcançar resultados efetivos como até 90% de aproveitamento dos benefícios tributários disponíveis, com redução em grande parte proveniente do imposto de importação, além de substancial aumento do fluxo de caixa.
Na opinião de Paulo Paiva, vice-presidente do segmento automotivo da Becomex, a potencialização das estratégias colaborativas na cadeia automotiva é primordial nesse momento de crise e para o futuro das empresas. “Nossas estimativas projetam um montante de mais de R$ 1 bilhão de créditos tributários sendo monetizados, a cada ano, de forma direta pelas empresas na aplicação da estratégia de colaboração. Nesta relação, todos ganham”.