As metas do BMW Group visam colocar mais de sete milhões de veículos com sistemas de propulsão eletrificados – elétricos ou híbridos – nas estradas em todo o mundo até 2030. De acordo com a empresa, mais de 500 mil unidades eletrificadas foram vendidas, em todo o mundo, até o final do ano passado. Para o ano que vem, a empresa espera aumentar esse número para mais de um milhão.
Emílio Mazzei Paganoni, Gerente Sênior de treinamento do BMW Group do Brasil, diz que a empresa há muito tempo notou que a sociedade cada vez mais vem buscando atuações mais sustentáveis. “Da mesma maneira que compensamos a emissão de CO2 em nossas fábricas brasileiras gerando energia eólica, queremos trazer soluções iguais aos produtos com veículos mais confortáveis, com muita tecnologia embarcada mas, essencialmente, mais sustentáveis”.
Por isso mesmo, aqui no Brasil, o número de veículos do BMW Group eletrificados – tanto híbridos como elétricos – já é maior em 2020 do que o registrado no ano anterior. As vendas dobram a cada ano e a tendência é a mesma para 2021. “Queremos levar ao cliente o poder da escolha para o sistema de propulsão desejado, seja ele gasolina, flex, híbrido plug-in ou elétrico”, diz o executivo. “E nossa produção é flexível para atender demandas, pois na mesma linha, por exemplo, fazemos um BMW Série 5 gasolina e o mesmo híbrido plug-in.”, reforça.
De acordo com Paganoni, além de investir pesadamente em eletrificação veicular, a BMW está trabalhando com vistas a esclarecer os clientes sobre as vantagens operacionais e, inclusive, sociais dos veículos eletrificados. “Oferecemos uma verdadeira consultoria técnica para que nossos clientes saibam sempre fazer a escolha mais apropriada para suas reais necessidades”.
O fato é que cada vez mais pessoas estão convencidas dessas vantagens, particularmente com relação aos benefícios aos veículos elétricos que oferecem prazer de dirigir imediato, são mais silenciosos e oferecem menos manutenção. Além de mais tecnologia, os produtos são excelentes por oferecerem melhor custo total de propriedade e muitos clientes corporativos já começam a migrar para esta opção com suas frotas para uso executivo.
A alta tecnologia também joga a favor dos veículos elétricos que, nos últimos dez anos, ganham cada vez mais potência e autonomia. Os novos BMW elétricos aliam torque e leveza (o chassi, por exemplo, é todo em alumínio) e podem percorrer até 350 quilômetros com alta performance. “Muitos veículos movidos a motor à explosão não têm essa capacidade com o tanque cheio”, comenta Paganoni.
Segundo Paganoni, "das diferenças entre elétricos e híbridos o segundo responde com versatilidade e excelência as necessidades de autonomia que nosso País exige para uso urbano e estrada". O sedan BMW 330e, por exemplo, pode chegar a 1.000km (fazendo 50km/l).
No Brasil estão disponíveis os seguintes modelos eletrificados da marca: BMW 330e, BMW 530e, BMW 745Le, BMW X3 xDrive 30e e BMW X5 xDrive45e, além do BMW i3 que é totalmente elétrico. Esta gama de produtos aborda desde o icônico BMW Série 3 até o luxuoso BMW Série 7. No caso do BMW X3 xDrive 30e e do BMW X5 xDrive45e, nota-se a expansão dos veículos Plug-in Hibridos para o mundo dos SUVs. Já o modelo BMW i3 traz a opção integralmente elétrica, revolucionando o conceito de mobilidade sustentável.