Uma das divisões da Iochpe-Maxion, multinacional brasileira no mercado de autopeças, a Maxion Structural Components (MSC), que produz componentes estruturais para veículos de passageiros, comerciais e agrícolas, foi responsável por 18% da receita do grupo no ano de 2020. A empresa possui unidades em quatro países e mais de sete mil colaboradores. Para alcançar esse resultado, ao longo dos últimos anos foram feitos investimentos no Brasil, México e Argentina em maior capacidade produtiva, novos equipamentos e processos para atender cada vez melhor os clientes no setor automotivo. Além disso, a empresa elevou a gama de soluções ofertadas em todas as regiões onde opera, sejam produtos tradicionais para atender os atuais veículos vendidos ou mais conectados à mobilidade e eletrificação.
A Maxion Structural Components também está conectada com os últimos desenvolvimentos em tecnologia, novos materiais e modelos de negócios automotivos através do hub Maxion Advanced Technologies, localizado no maior ecossistema de mobilidade e inovação da Europa, em Berlim. O objetivo dessa iniciativa é vivenciar as tendências e oportunidades globais conectadas ao futuro do automóvel e caminhão.
A estratégia incluiu investimentos em sua unidade no México para a ampliação em mais de 30% da oferta de produtos aos principais clientes do mercado Norte Americano. Atualmente, a operação mexicana conduz a implantação de uma nova linha de fabricação de longarinas para chassis, com início de produção previsto para junho /2021.
Na Argentina, onde a empresa atua em uma joint venture com a Maxion Montich, os investimentos foram voltados para expansão de suas unidades fabris, com processos automatizados e robotizados de solda, estamparia para atender montadoras que produzem automóveis e picapes. Também foi instalada completa linha para montagem de Chassis em Córdoba.
No Brasil, parte dos investimentos tem sido direcionado para a fábrica de Contagem, em Minas Gerais. A unidade, que tem produtores de veículos leves como principais clientes, moderniza ainda mais suas instalações, utilizando conceitos da indústria 4.0. Foram acrescentados cerca de 20 robôs ao seu processo fabril, totalizando aproximadamente 100 unidades, distribuídos em oito células robotizadas; houve a automatização de uma linha de Prensas Tandem, adequando sua capacidade às novas demandas dos clientes e a construção de novos dispositivos especiais para montagem automática de alavancas de freio de mão, dobradiças e pedaleiras automotivas.
A planta de Cruzeiro, interior de São Paulo, a maior do grupo, passa por processos de modernização para atender recente expansão da quantidade de peças fornecidas a um de seus principais clientes. A estratégia é oferecer soluções de custo acessível e peso reduzido, trabalhando em estreita colaboração com as equipes técnicas dos centros de pesquisa de importantes parceiros, líderes em tecnologia.
Um dos mais recentes resultados desse trabalho é o desenvolvimento de estruturas para comportar baterias em veículos comerciais – caminhões e ônibus – para seus clientes. Os projetos alcançaram reduções de até 60% de peso. O benefício dessa redução, por exemplo, é poder aumentar o número de passageiros num ônibus elétrico ou aumentar a capacidade de carga útil de um caminhão, aumentar a autonomia das baterias, além de contribuir para a redução de poluentes.