Motorista profissional há mais de 18 anos, Rudson Luiz Valadão, de Belo Horizonte, MG, foi um dos primeiros brasileiros a testar na prática o novo Iveco Daily 2022, modelo 35-160, que já está disponível em toda rede de concessionárias da marca no Brasil, que atualmente tem 91 pontos de atendimento em 100% do território nacional. “É confortável e potente como um carro de luxo”, anima-se ao ser perguntado o que achou da nova versão do modelo que chega com motorização Euro 6, de acordo com as novas regras ambientais.
Rudson trabalha para Construtora R Fonseca, que atua em obras de saneamento básico, terraplenagem e pavimentação tanto na capital mineira como em outras cidades da região. A empresa possui mais de 50 Dailys em sua frota. É um tradicional cliente da Iveco. Foi escolhida a dedo pela área de engenharia da montadora para testar o novo modelo por duas razões estratégicas: conhece muito bem o produto e a operação deles mescla área urbana na famosa topografia montanhosa de Belo Horizonte e diversas situações que exigem deslocamentos para outras cidades por estrada.
O resultado surpreendeu motorista e frotista. Rudson, o motorista, experiente em conduzir furgões da marca, destaca o conforto e agilidade de automóvel. Já Ricardo Menin da Fonseca, proprietário da construtora, ressaltou potência aliada à melhor economia de combustível: “É bem mais econômica. Em regime 25% em áreas urbanas e 75% em rodovias, nosso consumo está em 9,16 km por litro”. Fonseca diz que essa média é um recorde para este tipo de operação em que há alta exigência do veículo e se mostrou satisfeito com um veículo que pode oferecer melhor custo operacional.
A nova Daily 35-160 alia robustez, design, conforto, ergonomia e alta tecnologia. A versão chega com inovação mecânica com o novo e exclusivo motor F1C-MAX, da FPT Industrial. O propulsor de 3,0 litros e 160 cavalos de potência evoluiu em torque, com 380 Nm, com injeção eletrônica Common Rail de última geração e Turbocompressor de Geometria Variável (VGT).
A engenharia da Iveco conseguiu fazer melhorias importantes em um produto que já é campeão de vendas no Brasil. Na versão chassi-cabine, a Daily 35-160 entrega redução de emissões, conforto, economia, durabilidade e versatilidade. É, também, um veículo versátil pronto para atuar com eficiência em diferentes operações: frete em geral, transporte de produtos alimentícios, materiais de construção, equipamentos de manutenção, móveis, mudanças, autopeças, e-commerce, entre outros.
No lançamento, a Iveco explicou o conceito do produto: aliar força e redução no consumo de combustível para atender quem necessita de um veículo robusto, pronto para qualquer desafio, mas que no final do mês proporcione um baixo custo de operação, principalmente em tempos de alta dos combustíveis. Por isso o Daily 35-160 2022, com chassi de 5 mm, ganha capacidade de carga extra de 200 quilos (PBT Técnico) comparado à versão anterior, chegando a 4.400 kg.
Para Bernardo Brandão, diretor de Marketing e de Produto da montadora, o projeto resultou em um modelo perfeito para a necessidade do cliente: robustez de caminhão, um verdadeiro ‘bruto urbano’, e conforto de carro de passeio. “Privilegiamos o design e a ergonomia, em alinhamento com a versão comercializada na Europa, para que o cliente tenha prazer ao dirigir e sinta que ele tem mais do que uma ferramenta de trabalho, e sim um companheiro para a jornada diária”. O executivo destaca que a Daily possui a manutenção preventiva mais barata entre os principais concorrente e o melhor Custo Total de Propriedade, receita de sucesso para a rentabilidade de qualquer negócio.
No design, a nova grade frontal é a mesma da versão europeia, o que deixou a 35-160 ainda mais atrativa. O novo painel TFT apresenta novos grafismos no quadro de instrumentos e a tela colorida de LCD central, de 3,5 polegadas, conta com funções de gerenciamento e monitoramento semelhantes aos sistemas mais modernos que equipam os automóveis. O controle é realizado por meio de comandos no volante.
Os novos bancos também aprimoram o conforto na cabine, com assento maior, novos apoios de cabeça, com destaque para a ergonomia, novos tecidos e novas espumas. Os bancos trazem regulagens para o motorista encontrar a posição ideal para dirigir. Uma série de porta-objetos, e um novo compartimento com 80 litros embaixo do assento do passageiro, oferecem espaço extra para os ocupantes acomodarem seus pertences.