AutoData - Testes da Ambev com elétricos VW superam as expectativas
Tecnologia
20/08/2019

Testes da Ambev com elétricos VW superam as expectativas

Imagem ilustrativa da notícia: Testes da Ambev com elétricos VW superam as expectativas
Foto Jornalista  Redação AutoData

Redação AutoData

São Paulo – Completou um ano a parceria da Volkswagen Caminhões e Ônibus com a Cervejaria Ambev para testar a viabilidade da aplicação de caminhões elétricos na operação de distribuição de bebidas em grandes centros. Em um ano o caminhão elétrico e-Delivery rodou mais de 15 mil quilômetros em São Paulo, reduzindo a emissão em mais de 11 toneladas de CO2 na atmosfera e o consumo de 3,3 mil litros de diesel, de acordo com as contas das duas empresas.

 

Segundo comunicado divulgado pela VWCO o caminhão em teste é recarregado com energia elétrica 100% proveniente de fontes limpas, como eólica e solar – e 43% da energia provém do sistema regenerativo de freios do e-Delivery. A Ambev instalou painéis solares em seu Centro de Distribuição na Mooca para gerar a energia necessária para recarregar a bateria do caminhão.

 

Roberto Cortes, presidente e CEO da VWCO, afirmou em nota que a primeira etapa dos testes superou as expectativas: “[Os testes] provaram que a tecnologia da VW Caminhões e Ônibus está na rota de desenvolvimento mundial e, mais do que isso, em plena viabilidade da aplicação elétrica junto com a Cervejaria Ambev”.

 

A Ambev deseja ter mais de um terço de sua frota, ou 1,6 mil caminhões, na forma de elétricos da Volkswagen até 2023. A companhia anunciou em julho que construirá trinta plantas solares pelo Brasil até março de 2020 para produzir a energia necessária para abastecer os caminhões e os seus 94 centros de distribuição no País.

 

Foto: Divulgação.