São Paulo – A Volkswagen Caminhões e Ônibus lançou programa para proteção de suas funcionárias e do Consórcio Modular vítimas de violência. O objetivo é oferecer suporte adicional ao que está previsto em lei, visando a oferecer condições que dêem mais estrutura à vítima, com apoio para segurança social, jurídica e financeira.
A iniciativa, na esteira do Agosto Lilás, provê estabilidade de emprego por doze meses – o dobro do tempo previsto pela Lei Maria da Penha –, orientação jurídica e acompanhamento psicológico e com assistência social. Há, também, canal de atendimento exclusivo para mulheres que vivam esta situação.
A Volkswagen Caminhões e Ônibus possui, em seu quadro de funcionários, 28% de mulheres, e em torno de 40% das contratações são de profissionais do sexo feminino. Embora tenha informado que não possua registros de panorama interno crítico disse estar ciente do crescimento desse tipo de violência ao citar dados do Monitor da Violência: em 2022 o número de feminicídios cresceu 5% na comparação com o ano anterior.