AutoData - Venda diária próxima de 10 mil veículos em agosto
Mercado
30/08/2017

Venda diária próxima de 10 mil veículos em agosto

Imagem ilustrativa da notícia: Venda diária próxima de 10 mil veículos em agosto
Foto Jornalista  Bruno de Oliveira

Bruno de Oliveira

Até quarta-feira, 30, foram emplacados 188,3 mil veículos no País, a uma média de nove mil licenciamentos por dia, de acordo com dados do Renavam, Registro Nacional de Veículos Automotores, apresentados à AutoData por uma fonte do mercado. Se o ritmo for mantido até o dia 31, os emplacamentos serão por volta de 215 mil unidades, o melhor desempenho de vendas do setor desde dezembro de 2015.

 

“Os últimos dois dias do mês é o período em que as concessionárias realizam um esforço de venda para bater as metas estabelecidas, e isso culmina em vendas acima da média no mês. Na quarta-feira e quinta-feira, os volumes deverão variar de 10 a 15 mil unidades, o que leverá o setor a contabilizar por volta de 215 mil unidades”, disse a fonte ouvida pela reportagem, que também sinalizou para otimismo nas montadoras: “A General Motors projeta vendas totais próximo às 217 mil unidades”.

 

Do volume de veículos licenciados, 48% foram feitos por meio de venda direta. O perfil predominante de cliente é de profissionais que compram veículos em nome da empresa para trabalhar, como micro e pequenos empreendedores. O volume citado envolve também os emplacamentos de caminhões e ônibus.

 

Apesar de denotar uma recuperação das vendas no mercado nacional – que vinha abaixo da casa dos 200 mil desde então – o volume segue distante do patamar observado em 2013, quando os licenciamentos mensais eram maiores do que 300 mil unidades.

 

De janeiro a julho deste ano foram emplacados 1 milhão 204 mil 260 veículos no País, a uma média diária de 9 mil veículos. O volume foi 3,4% maior do que o verificada no mesmo período em 2016. Para a Anfavea, o desempenho traduz a confirmação da retomada das vendas de automóveis e diminuição das perdas no segmento de caminhões.

 

Foto: Divulgação