Pesquisa_SAE_BRASIL_Mobilidade_2021

4 Cap. #1 PESQUISA MOBILIDADE 2021 Apresentação Q uando KPMG e AUTODATA decidiramabraçar o desafio de desenvolver a maior e mais abrangente pesquisa automotiva nacional, em 2019, aprofundando o olhar para as análises das opiniões de consumidores e execu- tivos sobre os temas mais relevantes da época, jamais poderiam imaginar o tamanho da tsunami que sacudiu o ecossistema demobilidade, subvertendo prioridades, acelerandomudanças, emergindo pautas e submergin- do outras, enfim, reescrevendo um cenário com base em premissas sobre as quais muitas vezes ainda nos sentimos inseguros de apostar. Nem precisávamos da pandemia para viver um biênio seguinte repleto de fortes emoções, afinal já discutía- mos a dimensão dos impactos das bicicletas e patinetes na mobilidade, o potencial das ofertas de car sharing e ride sharing, o conceito de customer experience, a for- ça crescente das vendas diretas, o equilíbrio da relação montadoras-locadoras-concessionárias, e a possibilidade de revisão da Lei Ferrari, sem falar que a Lei Geral de Pro- teção de Dados, LGPD, já se encontrava emnosso radar. Mas a Covid-19 chegou como aquele estraga prazeres que derruba todas as peças do tabuleiro de xadrez nomeio do jogo, trazendo comela o “abril negro” comfechamento de mais de 95% das plantas industriais, o isolamento social esvaziando as concessionárias, o consumidor rejeitando alternativas de mobilidade compartilhada [onde foram parar aquela quantidade imensa de bicicletas e pati- netes?!] para - pasmem! - voltar a priorizar a compra de umcarro próprio, o boomda venda de veículos usados e seminovos, as crises de insumos [borracha, plástico, aço, etc], culminando com a atual falta de semicondutores.

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