AD 340

51 Dezembro 2017 AutoData uma estrutura sustentável e apta para reagir adequadamente ao momento da retomada do mercado. “O retorno positivo representado pela premiação nos alegra muito.” Segundo a Honda a busca pelo aperfeiçoamento da gestão “é perma- nente” e trabalhado diariamente com foco em questões relacionadas ao meio ambiente, segurança e tecnolo- gia, que se somam à visão de qualida- de da empresa em todo o mundo. No Brasil, seu principal mercado na Amé- rica do Sul, o foco do trabalho é em adaptações de custos, nacionalização de componentes e atendimento às de- mandas específicas dos consumidores locais. INTEGRAÇÃO DAS REGIÕES – Para continuar sendo referência em gestão na indústria automotiva, a Honda faz planos futuros a fim de se aprofundar na cooperação e na integração das sete regiões em que atua, focando no uso mais eficiente de seus recursos e co- nhecimentos para alcançar resultados positivos e fortalecer a competitivida- de mundial. “O esforço será baseado na pers- pectiva de contribuição para a matriz, em que cada região será responsá- vel por buscar o desenvolvimento de produtos atraentes, que atendam às necessidades locais, mas também te- nham potencial global, um resultado já visto no Brasil com o lançamento do WR-V, que está sendo produzido tam- bém na Índia.” A empresa não revelou o investi- mento global feito para a descentra- lização dos centros de pesquisa e de- senvolvimento, mas no Brasil também houve investimento de R$ 20 milhões no CDT, Centro de Desenvolvimento e Tecnologia, de motocicletas, em Ma- naus. Para o futuro, a Honda seguirá investindo: “Investiremos continu- amente em estrutura de pesquisa e desenvolvimento, bem como em equi- pamentos e ferramentais com o intuito de tornar a linha mais flexível, ampliar a capacidade produtiva e aumentar a produtividade e eficiência dos proces- sos”. De acordo com Takeuchi o trabalho visa a desenvolver modelos que aten- dam cada vez melhor às necessidades especificas dos consumidores sul- -americanos, com índices crescentes de componentes nacionais. O primeiro Centro de P&D de au- tomóveis da Honda na América do Sul foi fundado em 2001, com novas instalações e ampliações sendo feitas em 2014, empregando trezendo fun- cionários e estrutura global: “Temos laboratórios e equipamentos técnicos de última geração que possibilitam o desenvolvimento de componentes, além da realização de testes de dura- bilidade, medição de emissões e de consumo”. Segundo Takeuchi os equipamentos para esses últimos testes já possuem tecnologia necessária para atender aos requisitos legais e ambientais que entrarão em vigor a partir de 2020. A unidade também representa um dos principais núcleos de inovação e de- senvolvimento da Honda fora do eixo Japão-Estados Unidos. Investiremos em P&D, bem como em equipamentos, para tornar a linha mais flexível e aumentar a eficiência dos processos

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