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54 AutoData Dezembro 2017 Volvo Inovação Tecnológica A precisão no trajeto do caminhão na plantação é extremamente impor- tante, porque as soqueiras resultantes da colheita se transformam novamen- te em pés adultos de cana-de-açúcar nas safras subsequentes. O replantio canavieiro é feito a cada cinco anos, com uma média de cinco safras por plantio. Como a colheita ocorre num período curto de tempo, o trabalho tem que ser feito 24 horas por dia, sete dias por semana. HUMANAMENTE IMPOSSÍVEL – Pela severidade própria da operação, da pouca visibilidade noturna e da palha que cai sobre o solo, o motoris- ta não consegue conduzir o veículo de forma precisa e evitar o pisoteamento dos brotos. “É uma tecnologia que re- solve o problema de precisão, huma- namente impossível de conseguir, in- clusive nas manobras em marcha ré”, acrescenta Roberson Oliveira, gerente de projeto de engenharia avançada do Grupo Volvo América Latina. Bernardo Fedalto, diretor de cami- nhões Volvo no Brasil, enfatiza que pela alta precisão no traçado do cami- nhão, omotorista somente acompanha a operação e utiliza o seu tempo para outras tarefas, como o transbordo, o descarregamento e outros controles administrativos da operação. “Nossa solução garante maior produtivida- de no campo e mais rentabilidade no negócio. Trouxemos para o Brasil o que há de mais avançado nesta área e também desenvolvemos tecnologia de ponta no país”, observa. Depois do mapa digital do canavial ser inserido no computador de bor- do do caminhão, a solução da Volvo reconhece precisamente as linhas da plantação, evitando o pisoteamento. O papel do condutor é conduzir o veículo até o início da linha na lavoura, encon- trando a rota a ser seguida, e depois re- tirá-lo da plantação para fazer o trans- bordo nos veículos de transporte que levarão a carga até a usina de açúcar. O VMAutônomo desenvolvido para a co- lheita da cana-de-açúcar mecanizada é um caminhão com tração 6x4, com pneus de alta flutuação, mas dotado de outros modernos equipamentos. O sistema é composto por duas an- tenas GPS de alta precisão, parte do sistema VDS, Volvo Dynamic Steering, o sistema de esterçamento da marca, dois giroscópios de alta sensibilidade e um display posicionado no interior da cabine do caminhão, que funciona como interface homem-máquina. Ain- da assimilou, por exemplo, o Co-Pilot da Volvo Construction Equipment, e também dispositivos da Volvo Penta e da Volvo Bus, respectivamente para o posicionamento do caminhão nos ma- pas e para a integração na arquitetura eletrônica do veículo. O VM Autônomo utiliza a tecnolo- gia RTK, Real Time Kinematics, para geolocalização. Usando unidades de medição de inércia, o sistema identifica a inclinação e o deslocamento do veí- culo, tanto da cabine como do chassi, bem como seu movimento relativo, inclusive a angulação do terreno. O controle lateral do caminhão é preciso, justamente para que os pneus não pas- sem por cima das soqueiras. O modelo VM autônomo aumenta a eficiência da operação de transbordo de cana Gilberto Ribas, vice-presidente de engenharia

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