AD 340
57 Dezembro 2017 AutoData para África, América Latina e Oriente Médio: “Como temos um produto glo- bal e fábricas padronizadas em todo o mundo foi possível direcionar nosso volume para outros países”. O aumento dos pedidos na Europa também colabo- rou para que a empresa trouxesse novos clientes externos para incrementar a produção do ABC paulista. Focar nas exportações ajudou a em- presa a manter a capacidade produtiva em níveis maiores do que o da média das fabricantes de caminhões. Enquanto há montadoras de veículos comerciais com quase 80% de ociosidade, a Scania encerrou 2016 com 45% de ocupação na unidade, que tempotencial para fazer 30mil caminhões por ano: “Recentemente anunciamos o aporte de R$ 2,6 bilhões na operação brasileira até 2020. Isso faz com que tenhamos uma linha global de produtos para ex- portar a todos os mercados onde a Sca- nia está presente e mantém a fábrica produzindo acima domercado”. O cenário favorável proporcionado pelo perfil exportador da Scania possi- bilitou que a empresa realizasse con- tratações, situação inviável em outras montadoras, situação que só se tornou realidade por meio do plano de a em- presa se organizar exatamente como plataforma exportadora. Segundo Gal- lão as contratações anunciadas emmaio foram feitas, na sua maior parte, para o trabalho na fábrica: “Aumentaremos, também, os turnos de produção”. A Scania registrou crescimento no vo- lume de caminhões e ônibus vendidos no mundo todo, de janeiro a setembro, último período aferido pela companhia em balanço, puxado pelo desempenho nos mercados atendidos pelo Brasil, como a América Latina: foram 63 mil 959 veículos, alta de 9%sobre as vendas registradas nos primeiros novemeses do ano passado. O desempenho comercial gerou faturamento 15% maior do que o registrado em 2016: 86 milhões 403 mil coroas suecas, coisa de € 8 bilhões 974 milhões. No terceiro trimestre as entregas totais de caminhões da Scania aumentaram 14%, chegando a 18 mil 282 unidades. AGRONEGÓCIO E CHILE – Em termo de vendas no segmento de caminhões a América Latina cresceu devido à de- manda do setor de negócios agrícolas no Brasil e aos pedidos oriundos do Chile. Foram entregues 6 mil 676 ca- minhões até setembro, 35% a mais do que no mesmo período ano passado. A expectativa da companhia para este ano é alcançar 5 mil unidades vendidas, o que representaria crescimento de 20% sobre o resultado do ano passado, 4 mil 425 unidades. No terceiro trimestre foram vendidos na região 2 mil 381 ca- minhões, 33% a mais do que no mesmo trimestre do ano anterior. No segmento de ônibus, até setem- bro, os resultados no mercado da Amé- rica Latina também foram positivos na comparação com o desempenho de vendas de 2016. A empresa entregou 1 mil 715 unidades, 7% a mais do que no ano passado. Apesar do crescimento o terceiro trimestre teve resultado negati- vo no volume de vendas na comparação comomesmo trimestre no ano passado: 587 unidades ante 739. Investiremos R$ 2,6 bi no Brasil até 2020. Temos uma linha de produtos para exportar a todos os mercados onde a Scania está presente.
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy NjI0NzM=