AD 340

59 Dezembro 2017 AutoData de reposição a empresa tratou de de- senvolver projetos para atrair clientes aos componentes da sua linha after- market no momento da manutenção. Em maio deu início ao plano que teve como meta manter em casa os 18 mil clientes com quem tem contrato de manutenção firmado no País atual- mente. Para atingir a meta criou uma linha de peças para o mercado de repo- sição que pode ser até 50%mais barata do que as originais. BUSCA DE ALTERNATIVAS – Segun- do o vice-presidente de vendas Ricardo Alouche a expectativa da empresa com a iniciativa era aumentar em 20% a fa- tia de mercado no segmento de reposi- ção este ano. O executivo, à época, não revelou a participação da fabricante nesse mercado, mas considerou a pro- jeção acima da média dado o momen- to vivido pela indústria de caminhões: “Em períodos de crise buscamos um incremento de rentabilidade. Com a crise atual, que reduziu em70%as ven- das no País com relação ao mercado de 2011, buscamos alternativas para manter a rede aquecida”. Para compor a linha Economy, como foi batizada a nova gama de peças que leva a marca MAN, a empresa recorreu às negociações com seus principais fornecedores em busca de redução de preço. Nem todos os parceiros do tier 2, contudo, conseguiram oferecer um custo alinhado com a expectativa da fabricante – que variava de 10% a 50% menos que o da linha original –, o que a levou a chamar à mesa novas empresas. Algumas, segundo Alouche, não possuíam histórico de fornecimento para a divisão de caminhões e ônibus do Grupo Volkswagen no Brasil: “No desenvolvimento específico dessa li- nha tivemos de buscar fornecedores alternativos àqueles que nos abas- tecem tradicionalmente com peças originais. E fizemos isso para chegar à faixa de preço que é o atrativo dos pro- dutos, redução que, em alguns casos, só foi possível no tier 4. São empresas que possuem que um volume de pro- dução que justifica a oferta mais bara- ta de peças”. Também na área de serviços a em- presa criou uma plataforma de co- municação e serviços via WhatsApp para estreitar o relacionamento com o cliente. Por meio do aplicativo ele acessa atendimento técnico, consulta informações de produtos ou tira dúvi- das. Em atendimentos de emergência, por exemplo, o motorista poderá en- viar áudios, imagens e até vídeos de mensagens do painel via aplicativo, complementando o contato telefônico e facilitando o diagnóstico técnico e a solução do caso. A empresa também inaugurou um centro de atendimento ao cliente em Resende, RJ, espaço onde estarão reu- nidos os centros técnicos de garantia, treinamento, entregas técnicas e uma oficina de assistência técnica: “O cus- tomer forum será um centro de con- vivência com clientes, semelhante ao truck forum da MAN na Alemanha. E também vimos a necessidade de apro- ximar algumas áreas voltadas ao aten- dimento do cliente”. Na linha de peças Economy buscamos fornecedores alternativos para chegar à faixa de preço desejada

RkJQdWJsaXNoZXIy NjI0NzM=