AD 340

66 AutoData Dezembro 2017 ção é utilizada para carregar a bateria.  Outro diferencial é uma funcionali- dade que permite definir e limitar a ve- locidade em locais com alto fluxo de pe- destres. Mesmo que omotorista acelere, o veículo não ultrapassa a velocidade definida, aprimorando a segurança para pedestres e passageiros, e diminuindo a possibilidade de acidentes. O Hibriplus é equipado comwi-fi e ar-condicionado, uma novidade no transporte urbano da cidade. A capacidade da versão articula- da é de 154 passageiros. De 2010, quando começou a produ- zir ônibus híbridos em escala comer- Eis um híbrido Roberto Hunoff | redacao@autodata.com.br Entre outras benesses, ônibus da Volvo, já em operação em Curitiba e em Bogotá, emite 33 toneladas de gás carbônico a menos por ano cial, a Volvo já vendeu mais de duas mil unidades em 21 países. Cerca de 400 rodam na América Latina. Além de Curitiba e Bogotá, o veículo circula em cidades como Londres, Edimburgo, Vie- na, Estocolmo, Gotemburgo, Budapeste, Hamburgo e Sundsvall. André Trombini, diretor de desenvolvimento de negócios Volvo Buses Latin America, destaca que, na Europa, a empresa já oferece veículos ainda mais avançados, com tecnologia elétrico-híbrida e também totalmente elétrica. “É um caminho sem volta no segmento de transportes urbanos” diz Trombini. O Hibriplus, da Volvo Buses La- tin America foi eleito o ônibus do ano Prêmio AutoData. A tecnologia híbrida reduz em até 35% o consumo de combustível e, por atuar combinada com motor com nível de emissões Euro 6, gera até 39% menos CO² e 50%menosmaterial particulado e óxidos nocivos à saúde na comparação comos ônibus Euro 5 commotor diesel. Somente em um ano de operação, o veículo pode deixar de emitir 33 tone- ladas de gás carbônico comparado aos veículos a diesel com a mesma capaci- dade de passageiros. Várias unidades com esta tecnologia híbrida, elétrica e a diesel, estão em uso em Curitiba, PR, e Bogotá, na Colômbia. O modelo é equipado com dois mo- tores, um elétrico e outro a diesel, que funcionam em paralelo ou de forma in- dependente. Nas arrancadas e quando está parado nos semáforos ou pontos de embarque e desembarque, o motor diesel fica desligado e o veículo opera em modo 100% elétrico. Nesses mo- mentos, não há emissão de poluentes e de ruído. A bateria é recarregada duran- te as frenagens. Cada vez que se acio- nam os freios, a energia de desacelera- Volvo híbrido Veículo Ônibus Divulgação/Volvo

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