AD 340
Tecnologia 78 AutoData Dezembro 2017 Volkswagen, prometepara2020o início da produção nacional de uma versão elétrica de seu recém-lançado Delivery. Será o primeiro caminhão puramente elétrico desenvolvido no Brasil. Omodelo commotor diesel, lançado em outubro, já está em produção nas linhas da fábrica em Resende, RJ. Seu desenvolvimento consumiu quase R$ 1 bilhão. Segundo a MAN a plataforma Pulo elétrico Henrique Skujis | henriqueskujis@autodata.com.br modular do novo Delivery nasceu pre- parada para a eletrificação – e até para uma futura automatização. A matriz energética limpa do Brasil também so- pra a favor dos planos da Volkswagen. Destinado a entregas urbanas, o e-Deli- very percorrerá roteiros pré-estabeleci- dos de, conforme cálculos da empresa, 60 a 70 quilômetros. Com autonomia de 160 a 200 quilômetros, a bateria, O que está por trás (e adiante) da produção do e-Delivery, da MAN, primeiro caminhão brasileiro movido a bateria. Ele deve chegar em 2020 e quer ir para a Europa. Divulgação/MAN A indústria automobilística bra- sileira parece não dar muita bola para o universo dos carros elétricos. Enquanto os grandes polos aceleram o desenvolvimento da tec- nologia as fabricantes, aqui, ignoram o que os especialistas chamam de futuro do automóvel. Quando se fala de cami- nhões, no entanto, o cenário é diferente. AMAN, braço de veículos comerciais da
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