AD 340

Produção 80 AutoData Dezembro 2017 o SUV compacto Kicks, portador de sis- temas e processos mais complexos do que os de March e Versa, já fabricados na unidade, mexeu com as estruturas resendenses. Os valores deixam claro do que se tratou esse processo: sozinho o Kicks demandou R$ 750milhões para ser fabricado no País, ou pouco menos de um terço do total que custou a pró- pria fábrica, R$ 2,6 bilhões. O Kicks foi ainda responsável por abrir um novo turno de trabalho em Resende, o segundo, e assim criar no- vos seiscentos empregos, puxando o Revolução kicksniana Marcos Rozen | redacao@autodata.com.br total da fábrica para 2,4 mil funcioná- rios. Além do SUV e de March e Versa, a planta produz os motores 1.0 12V de 3 cilindros e 1.6 16V de 4 cilindros. METADE DA PRODUÇÃO – A prova de sua importância para a Nissan resi- de no fato de, em apenas seis meses, o Kicks já responder por metade da pro- dução total, deixando 35% do volume para Versa e 15% para March. O utilitá- rio pode até representar a chegada de um inédito terceiro turno à fábrica, a depender das resoluções de novo plano A produção do Kicks exigiu grandes mudanças na fábrica da Nissan, em Resende, e pode dar origem até a um terceiro turno A fábrica da Nissan em Resen- de, RJ, é uma das mais novas e modernas do País – acaba de completar três anos emeio de vida. Para uma unidade fabril automotiva, equiva- le praticamente a um bebê que desco- bre ser possível ficar empé apoiando-se nas laterais do berço. Esse noviciado, ao menos em tese, seria ideal para adapta- ção comcerta rapidez e facilidade à che- gada de novos produtos, sema ocorrên- cia de maiores mudanças ou surpresas. Mas não foi exatamente isso que aconteceu ali: a decisão de nacionalizar

RkJQdWJsaXNoZXIy NjI0NzM=