AD 341

31 AutoData | Fevereiro 2018 frentar também a concorrência interna, ainda que indireta, doWR-V. De qualquer forma o feito do SUV da FCA é relevan- te considerando-se sua juventude, com pouco mais de um ano de mercado, bem como seus valores de tabela. O que se diz no mercado é que seu sucesso está atrelado à força que a marca Jeep possui no mercado brasileiro – um real sinônimo de veículo off-road. Os bons números do irmão menor, o Renegade, também ajudaram a pavimen- tar o caminho do Compass à liderança, tomando volume dos concorrentes. E ainda há o fato do Compass atuar em um nicho de mercado que estava sem competição havia algum tempo, segundo a FCA. Em 2018 a Ford deve entrar nessa disputa com ummodelo baseado na pla- taforma do Kuga, destinado aos mercados emergentes. Nos SUVs menores a movimentação tambémpromete ser intensa em 2018 com a consolidação de alguns modelos lança- dos recentemente. Por enquanto o Rene- gade segue como líder de um filão que tem como competidores o Ford EcoSport, o Nissan Kicks e o Renault Captur, similares em porte e proposta. Foram vendidos 38 mil 330 Renegade ano passado ante 33 mil 464 Kicks, o segundo em volume. O grande desafio do Jeep este ano será continuar interessante aos olhos do consumidor mesmo após quatro anos do lançamento, por isso novidades deverão chegar mesmo que modestamente. O Captur pode avançar via versão com câm- bio CVT enquanto a Ford terá o EcoSport Storm, novo topo de gama com tração 4x4. PROTAGONISTAS Veículo mais vendido do País em 2017, com 188 mil 654 unidades, o Chevrolet Onix pode ser considerada uma boa in- cógnita para o mercado deste ano. Em termos de rivalidade o Hyundai HB20 pro- mete continuar incomodando, ainda que o Chevrolet tenha a seu favor a versão Joy, com o desenho de carroceria antigo mas preço convidativo. O Ford Ka terminou o ano à frente do Divulgação/Fiat/Ford/Jeep

RkJQdWJsaXNoZXIy NjI0NzM=