AD 341

32 Fevereiro 2018 | AutoData RESUMO » MERCADO INTERNO 2017 Volkswagen Gol e do Toyota Etios, com 94 mil 458 unidades vendidas no ano pas- sado. A fabricante este ano terá de refor- çar sua estratégia frente o crescimento de lançamentos como Renault Kwid: de novembro para dezembro o Ka viu suas vendas caírem de 8 mil 864 unidades para 7 mil 649. Etios, Up! e Kwid, por outro lado, apresentaram alta nas vendas no mesmo período. Contará a favor do Ka neste 2018 a nova versão Freestyle, uma espécie de Kwid da Ford, prevista para o segundo se- mestre, alémde possível oferta de câmbio automático. OS NOVATOS Para 2018 o mercado brasileiro tem mais de quarenta lançamentos programa- dos, comdestaque para os modelos sedãs e hatches de Volkswagen, Fiat e Toyota. A Volkswagen quer reconquistar a maior fatia do mercado brasileiro com o novo Polo e o sedã Virtus, ambos apresentados recentemente. Para isso, pretende apostar no design e na segurança do conjunto como fatores que os levarão às graças dos consumidores que buscam umveículo de R$ 50 mil a R$ 80 mil. O Fiat Argo, lançado em junho do ano passado, tem a tarefa de recolocar os negócios da FCA no Brasil em patamar que a empresa acredita ser o seu: o topo. É mais uma oportunidade de colocar à prova a histórica capacidade da empresa de produzir e vender carros compactos. O Cronos, que será fabricado em Córdoba, Argentina, de lançamento previsto para março, terá no tamanho do porta-malas um de seus maiores argumentos e algu- mas versões provavelmente serão mais baratas que as equivalentes do Virtus. Enquanto isso a Toyota correrá por fora com o Yaris, seu meio de caminho na es- cala do Etios ao Corolla. PESADOS Se o mercado de caminhões voltou a crescer em 2017 foi devido ao desempe- nho das vendas que as fabricantes tiveram no segmento de pesados, que alcançou o maior volume de emplacamentos das categorias que compõem o setor com 18 mil 747 unidades, crescimento de 23,4% na comparação com o acumulado de 2016. AVolvo fechou o ano como a empresa que mais vendeu pesados, pelos critérios da associação: 5 mil 44 unidades, alta de 18,9% ante 2016. Assim a fabricante de ori- gem sueca conseguiu manter-se no topo ainda que observando a distância para as demais diminuir no retrovisor. AMercedes-Benz conseguiu terminar o ano passado na segunda colocação, com 4 mil 914. A Scania, terceira, teve como destaque os emplacamentos do R440, que sozinho respondeu por pouco mais de 3 mil do total de 4 mil 901 pesados vendidos pela empresa. AMAN foi quarta empresa emvolume no segmento no ano passado, com 1 mil 987 emplacamentos registrados, 17,5% mais que o volume de 2016. A fabricante enxerga nesta faixa o nicho onde ainda há espaço para sua operação crescer no País, já que nos demais, julga, seus produtos estão consolidados. O HB20 promete continuar incomodando o Onix, ainda que o Chevrolet some a seu favor a versão Joy, com desenho antigo mas preço convidativo Divulgação/GM

RkJQdWJsaXNoZXIy NjI0NzM=