AD 342
21 AutoData | Março 2018 2016 e a previsão da Anfavea para este ano, elevação de 13%, já é vista por diversos executivos como pessimista, em especial diante dos resultados do primeiro bimestre – a projeção foi calculada pela associação em dezembro. Tudo parece ótimo e só haveriamotivos para comemorar, não fosse o setor auto- motivo cheio de nuances e particularidades extremamente próprias. Esse forte avanço da produção, ainda mais vindo de pano- rama no qual os números de fabricação de veículos caíram dois dígitos de 2014 a 2016, não encontra respaldo linear por toda a cadeia. Isso porque de um lado há montadoras bem mais otimistas, ansiosas por recu- perar perdas, que falam em crescer seus números individuais de produção na faixa de 20% ou até mais, 25%. E do outro há fornecedores, especialmente os Tier 2 e 3 para baixo, bemmais conservadores, ainda lambendo as feridas da crise, trabalhando com índice de umdígito para alta em suas linhas para esse ano. Esse descompasso, naturalmente, pode desaguar em falta de peças no se- gundo semestre ou 2019, caso nada seja feito até lá. É, sem dúvida, um bom, ótimo problema se comparado àqueles enfrenta- dos nos últimos três anos, quando a ques- tão era absolutamente inversa – sobrava peça para carro que não seria produzido por falta de comprador. Mas ainda assimé umproblema, e pre- cisa ser enfrentado imediatamente. VW JÁ SENTE No que se refere à possibilidade de lacunas no fornecimento de componentes na linha de montagem de longe a mais preocupada é a Volkswagen, que fala em crescer 20% neste ano. Ocorre que para ela a questão não é se vai faltar peça: já falta peça. Pablo Di Si, presidente paraAmérica do Sul, revela que desde o fimdo ano passado a VWdo Brasil têm em seus pátios carros incompletos, aguardando componentes para finalização da produção. Para minimi- zar a questão a fabricante promove espécie de varredura para verificar a situação de seus fornecedores, tanto em termos de capacidade quanto saúde financeira. “Existe um temor de não crescermos tanto por falta de peças. Há fornecedores que têm dificuldades até para comprar matéria-prima, por isso estamos sendo proativos em ajudar a cadeia, para que ela possa nos acompanhar no mesmo ritmo. E no geral ela está respondendo bem”. Uma das iniciativas VW foi aproximar os fornecedores do BNDES, com o apoio do pessoal de compras e financeiro da fabricante. -23% -11% +25% +13% 2015 2016 2017 2018*
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy NjI0NzM=