AD 342

39 AutoData | Março 2018 somaram pouco mais de US$ 3,5 bilhões. Em conta simplista, assim, a média ficou em cerca de US$ 1,85, já razoavelmente distante dos US$ 1,50. Em volumes, o Brasil exportou no ano passado quase 554 mil unidades para a Argentina – mais de 70% do total de seus embarques – enquanto as importações de lá foram de 140,6 mil unidades, também de acordo com o MDIC. Para Felipe Rovera, diretor da empresa PDC, de Process Development Corpora- tion, e ex-presidente da GM Argentina e da Adefa, “há um desequilíbrio grande do volume produzido no Brasil e na Argen- tina. Por aqui há projeções de quatro mi- lhões de unidades, enquanto lá se fala em chegar a ummilhão. Há necessidade das montadoras em equilibrar essa diferença”. Por seus cálculos, há empresas operando em flex acima de US$ 2. Uma das empresas a exceder o cálculo BRASIL empresas empresas Fábricas Ainda que as regras estabelecidas prevejam livre comércio automotivo nos dois países, essa diferença abissal levou em 2015 à criação do chamado flex, uma fórmula que tenta equilibrar essa balança: para cada US$ 1 que a Argentina exporta ao mercado brasileiro emveículos e auto- peças o Brasil pode exportar US$ 1,50 livre de impostos. Prevista para durar apenas um ano, em2016 a regra foi alongada até 2020. Isso, entretanto, não foi o suficiente. O governo argentino alega que diversas em- presas estão descumprindo esse cálculo e recentemente indicou que pretende co- brar individualmente, além dos impostos relativos, multas para coibir esta prática. ACIMA DE R$ 2 Segundo dados do MDIC em 2017 o valor exportado pela indústria automoti- va brasileira para a Argentina chegou a a US$ 6,5 bilhões enquanto as importações FCA Ford General Motors Honda Iveco Mercedes-Benz Nissan PSA Peugeot Citroën Scania Toyota Volkswagen AGCO Agrale Audi BMW CAOA Caterpillar CNH Industrial DAF FCA Ford General Motors Honda HPE (Mitsubushi) Hyundai International Jaguar Land Rover John Deere Komatsu MAN Mercedes-Benz Nissan PSA Peugeot Citroën Renault Scania Toyota Volkswagen Volvo Fonte: Anfavea e Adefa

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