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36 Junho 2018 | AutoData LEGISLAÇÃO » EURO 6 Por Lúcia Camargo Nunes P8: TECNOLOGIA É O MENOR DOS PROBLEMAS. Desenvolvimento técnico para atender à nova norma Proconve P8, ou Euro 6, em tese está pronto. Falta superar batalhas políticas, estratégicas e mercadológicas. A inda sem data definida, mas com estimativa do mercado para início em 2023, o novo Programa de Con- trole da Poluição do Ar por Veículos Automotores – Proconve P8, baseado na norma europeia Euro 6, para a contenção das emissões de gases poluentes e de ruído para veículos automotores pesados, é esperado para ser concluído este ano. Para Paulo Jorge Antônio, diretor da AEA, “não há como saber quando a nor- ma será publicada. Ocorreram reuniões, consulta pública, minuta, tudo com uma série de contribuições de entidades, mas não houve o passo seguinte. A expectativa é que isso ocorra no segundo semestre”. De acordo com sua análise a passa- gem técnica da Euro 5 para 6 será mais complexa do que aquela da Euro 3 para a Euro 5, basicamente porque os limites são naturalmente mais restritos: “É uma nova realidade: a Euro 5 exige somente teste do motor no banco de pro- vas, enquanto a Euro 6 exige provas no veículo de forma que ele atenda ao limite uma vez e meia do banco de provas, ou seja, para que no uso o nível se mante- nha conforme o esperado. É o chamado PEMS, de Portable Emissions Measure- ment System”. Embora a maioria das montadoras já conheça muito bem a tecnologia por aplicações já existentes na Europa e nos Estados Unidos serão necessárias ade- quações à realidade brasileira em termos de produto, capacidade de carga e com- bustível: “Talvez não seja a partir do zero, Divulgação/MWM

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