AD 345
38 Junho 2018 | AutoData LEGISLAÇÃO » EURO 6 catalisadores do tipo SCR. “A Euro 6 preci- sa dos três tipos de catalisadores juntos. Além dessa unidade de SCR temos em Americana a produção de catalisadores de oxidação e filtros e, assim, podemos oferecer para o mercado toda gama de produto necessário para a P8 com ma- nufatura local.” PRAZO JÁ PASSOU Ele acrescenta que “as linhas de pro- dução já estão preparadas para fornecer para a tecnologia P8 sem maiores inves- timentos, mas é muito importante que a norma entre em vigor, com todas as suas definições, para que montadoras e fornecedores atendam à data. Se a ideia inicial era contarmos com cinco anos já perdemos esse prazo, e corremos o risco de um adiamento para 2024, o que poderá afetar as exportações”. A fabricante de motores MWM está trabalhando atualmente com um parceiro para lançar a Euro 6 na Índia e no México. De acordo com Cristian Malevic, diretor da unidade de negócios de motores, os maiores desafios estão na calibração do motor e no pós-tratamento, o uso de um filtro de partículas adicional e a medição de emissões em ciclo real de operação, que demandará uso de equipamento por- tátil em combinação de rotas e fatores de utilização. “Os investimentos para a aquisição de todos os equipamentos são bastante sig- nificativos, bem como o tempo de entrega e a estabilização dos resultados.” Assim como seu colega da Volvo Ma- levic estima que o novo sistema tende a custar mais do que o anterior, porém com menor espaço de redução de consumo de combustível ou aumento de densidade de potência como compensação quando comparado ao da passagem P5 para P7: “A diferença de preço dependerá muito da base de comparação com a Euro 5, do mercado de atuação, do segmento do veículo e da estratégia da empresa, além de outros fatores”. E por seu lado a Cummins também já se prepara para receber a Euro 6 aqui, aproveitando-se de know-how adquirido por engenheiros na China, Estados Unidos, Índia e Inglaterra. De acordo comAdriano Rishi, diretor de engenharia, “o novo produ- to será diferente, com buscas à eficiência, UM SILÊNCIO ENSURDECEDOR AutoData procurou todas as fabricantes de caminhões e ônibus do País para falar do tema Euro 6. Apenas uma, a Volvo, aceitou o convite. Divulgação/Volvo
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy NjI0NzM=