AD 345
48 Junho 2018 | AutoData ENSAIOS 2025 » DISTRIBUIÇÃO desempenhar carreira minimamente in- teressante ou desafiadora. Para tentar quebrar essas barreiras everestianas a Assobrav teve na viagem ao Vale do Silício apenas a primeira iniciativa do gênero. Outras duas missões ao Exterior foram realizadas, destinos Israel e China, estas propositalmente sem foco especí- fico no universo automotivo e compondo grupo formado também por profissionais de outras áreas, como financeira, startups, advocacia e até arquitetura. “Procuramos vislumbrar nestas viagens o ambiente mais macro, aprendendo e dividindo experiências para nos fornecer mais informações, referências e ideias para tentarmos desenhar o futuro do negócio. Na China, por exemplo, ficamos impres- sionados ao notar que eles pularam uma etapa, saltando direto do uso do dinheiro em espécie para pagamento via celular, ignorando o cartão de crédito. Até vende- dor ambulante de milho verde tem umQR Code impresso no carrinho para processar o pagamento.” Um ponto relevante é que executivos de montadoras representadas também estão tomando parte nas missões. Isso já é um avanço, considerando que até pouco tempomuitas relações fábrica-rede estiveram em rusgas: “As marcas estavam indo para um lado e as redes para outro. Estamos tentando nos aproximar para tri- lhar um caminho na mesma direção”. Não custa lembrar que há claros sinais de que algumas fabricantes aparente- mente já se cansaram de esperar alguma movimentação de suas redes a caminho da modernidade e começaram a tomar para si algumas etapas da venda no Bra- sil, como Fiat e Renault em seus novos sistemas de e-commerce, ainda que sem alijar completamente o concessionário. Casas Tesla são a referência mais moderna disponível hoje: assemelham-se mais a lojas da Apple do que a uma revenda de carros 0 KM – e pertencem à própria Tesla. Divulgação/Tesla
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