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52 Junho 2018 | AutoData ENGENHARIA » P&D Por Márcio Stéfani, de Iracemápolis LEGADO DO INOVAR-AUTO Mercedes-Benz inaugura campo de provas para caminhões e ônibus em Iracemápolis, com investimento de R$ 90 milhões dificilmente o investimento seria aprova- do para o Brasil. Foi o que disse Philipp Schiemer, presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO para a América Latina: “Tenho a certeza de que, sem esta ajuda, provavelmente não teríamos conseguido construir a pista aqui”. ALEMANHA E ESTADOS UNIDOS O novo campo é o terceiro do tipo ins- talado no mundo e coloca o Brasil, defini- tivamente, como um dos principais polos de desenvolvimento de produtos globais da companhia no segmento de veículos comerciais – os outros dois estão na Ale- manha e nos Estados Unidos. “Este complexo amplia nossa capacida- de de simulações e testes e, consequen- temente, o desenvolvimento tecnológico de nossos produtos”, acentua o presidente, “tanto para o mercado interno quanto para as exportações.” Pelos cálculos da fabricante 17 mil quilômetros rodados nas pistas de teste equivalem a quase 1 milhão de quilôme- tros percorridos em ruas e estradas: “É um enorme ganho de eficiência que permitirá S e alguém ainda tem dúvida quan- to aos benefícios que uma política de incentivo, do tipo Inovar-Auto ou Rota 2030, pode trazer para o Brasil, basta dar uma voltinha pelos lados de Ira- cemápolis, no Interior de São Paulo, perto de Piracicaba, e logo após contornar uma série de canaviais observar o campo de provas que a Mercedes-Benz inaugurou ali em meados de maio. O empreendimento é, simplesmente, o maior e mais avançado campo de provas para veículos comerciais do Hemisfério Sul. Foi construído emdezoitomeses junto à fábrica de automóveis que a companhia mantém ali, fruto de investimento de R$ 90 milhões. Abriga, em terreno de 1,3 km2, infraestrutura tecnológica especializada para desenvolvimento de caminhões e ônibus, com dezesseis pistas de asfalto, concreto e terra, em extensão total de 12 quilômetros. Boa parte dos recursos utilizados veio de incentivos concedidos pelo Inovar- Auto. A Mercedes-Benz não revela esse valor nem o porcentual relativo ao bene- fício, mas garante que se não fosse ele

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