AD 349
106 Outubro 2018 | AutoData E m cinco dos últimos dez anos a in- dústria brasileira de carrocerias de ônibus atingiu volume médio de pro- dução de 33 mil unidades. O melhor desempenho foi em 2011, quando bateu recorde de 35,5 mil unidades. O último resultado dentro desta faixa ocorreu em 2013, quando foram produzidas 32,7 mil carrocerias. Desde então os volumes di- minuíram drasticamente, com 2016 re- presentando um fundo de poço de 14,1 mil, decréscimo de 60% com relação ao melhor momento. A reação foi mínima em 2017, algo pró- ximo a 3,5%, para 14,6mil, das quais 4,8 mil ganharam o mercado externo – segundo melhor volume nestes dez anos, atrás ape- Por Roberto Hunoff, de Caxias do Sul, RS Boa surpresa a bordo Mercado de carrocerias de ônibus foi surpreendido com retomada de 2018. Que deverá continuar em 2019. Divulgação/Marcopolo PERSPECTIVAS 2019 » CARROCERIAS DE ÔNIBUS nas de 2008, de 6,6 mil. Em razão deste minguado acréscimo as expectativas para 2018 eram também tímidas, em especial pela situação econômica do País: sequer se desenhou projeção de volume. Mais ainda: ninguém, em sã consciên- cia, se arriscaria a indicar o aumento de 40% já consolidado de janeiro a agosto deste ano ante igual período do ano pas- sado, com total de 13 mil 175 carrocerias, ou seja, 90% de todo o volume de 2017. “Jamais esperávamos reação com esta intensidade”, reconhece José Antônio Fernandes Martins, presidente da Fabus, Associação Nacional dos Fabricantes de Ônibus. “Superou toda e qualquer expec- tativa.”
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