AD 349
147 AutoData | Outubro 2018 Não é exagero afirmar que o IAA 2018 deixou claro que o futuro do segmento de veículos comerciais está chegando muito mais rápido do que se poderia esperar – em breve será normal a convivência com ônibus elétricos e caminhões dirigidos de forma autônoma. As autopeças e sistemistas, desenvolvedores ou inventores destes novos equipamentos, tiveram presença marcante no evento ao lado das grandes fabricantes de veículos. Atentas ao fato de que em futuro breve não serão mais simples fabricantes de autopeças ou sistemas, estão hoje dedicando grande parte de seus esforços de desenvolvimento às tecnologias avançadas. A ZF apresentou produtos que podem ajudar a tornar os caminhões mais inteligentes e seguros no tráfego urbano: um deles monitora a lateral do veículo e alerta o motorista de forma imediata sobre possíveis riscos, eliminando os desafiadores pontos cegos. A tecnologia está conectada ao sistema de direção autônoma e, se necessário, pode reduzir a velocidade do veículo ou até fazê-lo parar totalmente em modo emergencial. A Bosch centrou sua apresentação em eletromobilidade para semirreboques: os eixos contam com motor elétrico, de energia recuperável em frenagens, que pode ser transferida para necessidades elétricas do implemento. Pelos cálculos da empresa no caso de um reboque refrigerado a tecnologia permite economia de 9 mil litros de diesel por ano. Sistemistas também brilham em Hannover
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