AD 349
16 Outubro 2018 | AutoData Por André Barros No cenário geral como o senhor avalia a situação do setor hoje? Apesar de a economia brasileira apre- sentar uma recuperação mais lenta nos- so setor tem ritmomais acelerado. Apro- dução de veículos cresceu 24% no ano passado e a economia ficou quase no zero. Este ano a economia deverá avan- çar na casa do 1% e estamos apontando a possibilidade de expandir outros 12% na produção. O mercado interno também tem surpreendido nos últimos meses, mais favorável do que imaginávamos. Do outro lado a exportação começou a cair e a queda se acentuará porque a Argentina leva quase 70% do nosso volume e passa por uma crise que freia seu consumo doméstico. Este ano fecharemos em quanto? Aprodução ficará umpouco acima dos 3 milhões de veículos. Será um ano muito bom, desde que não se compare com 2013. Desde o fim de 2016 temos vivido uma recuperação boa, bem mais forte do que a economia. O Sindipeças vê alguma ameaça a essa recuperação? Só uma alteração do quadro econômi- co brasileiro. Se as reformas requeridas não ocorrerem no ano que vem o Brasil enfrentará uma dificuldade fiscal que alterará essa situação macroeconômica. Por outro lado, se houver um encami- nhamento da questão fiscalminimamen- te adequado, podemos nos surpreender para o lado favorável, mantendo o juro e a inflação baixos mas com um ânimo para investir que hoje não existe. E ace- lera o resto da economia, gerando mais empregos, mais salário, o que é muito bom para um setor como o nosso. Há otimismo com relação a 2019? Estamos supondo um crescimento de 5% da produção com relação a 2018. Não chamaria de otimismo: estamos falando de um mercado que ainda está muito abaixo do que esteve. Não prevemos FROM THE TOP » DAN IOSCHPE, SINDIPEÇAS MELHOR, MAS AINDA LONGE DO QUE JÁ FOI
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