AD 349

36 Outubro 2018 | AutoData PERSPECTIVAS 2019 » PANORAMA GERAL INFRAESTRUTURA A esperança de muitos, em particular no segmento de caminhões e máquinas de construção, é que o novo governo retome obras paralisadas música que tocar no ano que vem. Ou melhor, até, para uma playlist inteira. Ou seja: sair deste ano e iniciar o se- guinte com a estrutura em condições de acompanhar crescimento moderado das vendas e da produção mas, ao mesmo tempo, com tudo pronto para enxugar em caso de necessidade. E ainda, no sentido inverso, com planos efetivos para aumen- tar rapidamente a velocidade das linhas de montagem com o mínimo de agregação de custos fixos. Trata-se, na prática, de repetir aquilo que as empresas acabaram se vendo obri- gadas a fazer semmuito planejamento ao longo deste ano, tantas e tão diversificadas foram as surpresas que apareceram e se intercalando no meio do caminho, fossem positivas ou negativas. RAMPA E LADEIRA Os números do primeiro trimestre, vale recordar, mostraram crescimento bem maior do que o esperado, o que animou a revisão para cima das projeções para o ano. E em todas as frentes: vendas domés- ticas, produção e até exportações, pois o mercado interno da Argentina mostrava disposição de consumir 1 milhão de unida- des, parte ponderável fabricada no Brasil. No segundo trimestre, no entanto, o impacto da greve dos caminhoneiros abalou a confiança de empresários e con- sumidores com relação ao futuro, com Caoa Chery FCA Ford GM Honda Nissan PSA Toyota VW 2019: crescimento do mercado interno automóveis e comerciais leves. 4 10 5 10 5 7,7 5 8 3 10 15 5 5 8 Média: 5,5% a 8% Fotos: Divulgação/Escola do Teatro Bolshoi

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