AD 350
29 AutoData | Novembro 2018 NACIONAL, SIM SENHOR Novo sedã da Caoa Chery começou a ser produzido com 28 fornecedores locais. Plano é mais do que duplicar esse volume, chegando aos setenta. para a operação, é notável o avanço de atividades em comparação ao movimento que existia logo após a inauguração ofi- cial da fábrica, em agosto de 2014, que parecia absolutamente nenhum. Ao todo são seiscentos os trabalhado- res, que fazem a armação da carroceria, que chega estampada da China, a pintura e a montagem final, além de montagem dos motores. Dos 4,5 mil pontos de solda parte é feita por robôs e outra por humanos mes- mo. Após a montagem a carroceria parte para a pintura e, de lá, para a montagem final. Muitos itens de QQ, Tiggo 2 e Arrizo 5, os três modelos que ocupam as linhas de Jacareí, ainda são importados: “Estamos em um processo de na- cionalização de peças e componentes. Queremos dobrar o número de peças adquiridas aqui, chegando a 520, e ter ao menos sessenta fornecedores locais. Hoje são 28”. Mais empresas entraram para a base com o Arrizo: Michelin, Aptiv, Continental, Coplac, Colorfull, Eqmax e Pancron são novos parceiros. Há desejo de ampliar ainda mais as compras locais, especial- mente para o câmbio CVT, importado da Aisin da China. A parte de powertrain merece um es- paço à parte, embora também só para montagem. Blocos, cabeçotes, virabre- Divulgação/Caoa Chery quins e outros itens chegam desmonta- dos da China para QQ e Tiggo 2 e mon- tados para o Arrizo, no qual a operação local acrescenta basicamente apenas os itens ligados ao sistema flex fuel. Há quatro anos os chineses, ainda sem a parceria, falavam em produzir em 2018 de 100 mil a 120 mil unidades na fábrica – o volume real será em torno de 10% dessa meta. Para o ano que vem a Caoa fala em vender 34 mil unidades. QUE SUVS, QUE NADA Embora muito se fale dos SUVs a verdade é que o segmento que rece- beu mais novidades em 2018 foi o de sedãs, como Fiat Cronos, Toyota Yaris e VWVirtus. As vendas de sedãs, também por isso, foram 11% maiores até setembro na comparação com o mesmo período do ano passado, representando cerca de 26% do total licenciado no País. O Arrizo 5 chega para tentar pegar ao menos parte deste bolo. O modelo oferece generosa lista de equipamentos no catálogo RX, de en- trada: partida sem chave, computador de bordo, ar-condicionado eletrônico, multimídia com tela de 7 polegadas com- patível comAndroid Auto e Apple Carplay, câmara traseira com sensor de estacio- namento, auxiliar de partida em rampa e roda de liga leve de 16 polegadas. O RXT, topo de linha, adiciona à lista rodas de 17 polegadas, teto solar, airbag lateral e couro. Alfonso entende que o Arrizo 5 “ofe- rece pacote de itens bem interessante a preço atrativo. Podemos incomodar os líderes”. O motor é 1,5 litro flex com turbocom- pressor, 150 cavalos, e o câmbio tem como única opção CVT. Ameta é vender quinhentas unidades por mês logo nos primeiros meses de lançamento, no Salão do Automóvel. A rede Caoa Chery já tem setenta pontos de venda: “Acredito que possamos chegar a mais de cem até o fim do ano”.
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