AD 350
54 Novembro 2018 | AutoData ANIVERSÁRIO » IOCHPE-MAXION E em 1994 mais uma compra, agora da Eluma Autopeças, de Contagem, MG. Neste mesmo ano a denominação do Grupo mudou para Iochpe-Maxion, confirmando a importância do setor automotivo nos negócios gerais da companhia. A divisão agrícola deu adeus em 1996 , com a venda dos ativos para a AGCO, que já era proprietária global da marca Massey Ferguson. E em 2000 a área ferroviária ganhou uma associação com a Amsted, formando a Amsted-Maxion, dedicada ao desenvolvimento e produção de vagões de carga e seus componentes. Em 2003 a divisão adquiriu ainda as atividades da Cobrasma. Em 2008 o primeiro grande salto internacional com a inauguração de fábrica em Nantong, na China, para produção de rodas de aço para veículos comerciais: capacidade produtiva de 600 mil rodas/ano para os mercados europeu e asiático. 2009 viu a compra da Fumagalli e suas fábricas de Limeira, SP, e San Luis Potosi, no México. E de metade da argentina Montich S.A., fabricante argentino de longarinas, chassis e estampados para veículos comerciais. Mas tudo aconteceu mesmo em 2012 , um ano histórico: compra da Hayes Lemmerz, tradicional fabricante global de rodas de aço e alumínio, com 17 fábricas no mundo, e do Grupo Galaz/Inmagusa, importante fabricante mexicano de longarinas para veículos comerciais com atuação no mercado estadunidense. Com essa internacionalização os negócios foram divididos em Maxion Structural Components e Maxion Wheels – braço que em 2016 inaugurou nova fábrica de rodas de alumínio em Limeira. Neste 2018 a Iochpe-Maxion chega ao seu centenário como a maior empresa brasileira de autopeças, com faturamento anual na casa de R$ 7,5 bilhões – número do ano passado – e 31 fábricas em 14 países, sendo quatro no Brasil, e 15 mil funcionários. Apesar de efetivamente internacionalizada, as operações continuam centralizadas por aqui.
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