357-2019-07

71 AutoData | Julho 2019 SE NÃO PODE VENCÊ-LOS... Acima, conceitos autônomos de BMW e Mercedes-Benz lado a lado: tecnologia será compartilhada. À direita o Rivian, a aposta da Ford contra a Tesla ganho de escala e os termos eram mais amplos. Estes novos acordos também impressionam pelo volume em que estão ocorrendo – e o movimento certamente não vai parar por aqui. Uma das mais recentes envolveu a startup Rivian, uma espécie de rival da Tesla, que ganhou fama ao apresentar dois modelos no Salão de Los Angeles, nos Estados Unidos, e logo em seguida fechou acordo com a Ford, que investirá US$ 500 milhões para desenvolver um inédito veículo elétrico sobre a mesma plataforma dos dois modelos já revela- dos pela Rivian: uma picape, a R1T, e um SUV, o R1S. O futuro lançamento da Ford, porém, terá estilo diferente. Na época R. J. Scaringe, fundador e CEO da Rivian, afirmou que a parceria é estratégica e “representa outro marco importante em nossa tentativa de acelerar a transição para a mobilidade sustentá- vel”. Ao que Jim Hackett, presidente e CEO Ford, acrescentou: “Continuamos nossa transformação, com novas formas de veículos e mobilidade inteligentes, e a parceria com a Rivian traz uma nova abordagem para ambos. Ao mesmo tem- po acreditamos que a Rivian pode se be- Divulgação/Rivian Divulgação/BMW neficiar da experiência e dos recursos industriais da Ford”. Algumas parcerias começaram em outros carnavais. É o que acontece com Toyota e Subaru, conterrâneas e parceiras no desenvolvimento do Subaru Crosstrek híbrido plug-in, que usa tecnologias da Toyota, e na criação dos esportivos GT86 e BRZ, que dividem plataforma e motori- zação. Agora, se juntaram para criar base de SUV elétrico que dará origem a dois modelos com características bastante distintas e próprias de cada marca. Ainda que mantenham os pormenores do acordo em segredo, as fabricantes revelaram que o projeto intenciona unir a expertise da Toyota em veículos elétri- cos com o conhecimento da Subaru em tração integral. Falando em novos tempos, aliás, ex- clusividade não é uma prioridade desta nova era da indústria. Além da Subaru a Suzuki também é sócia da Toyota em busca da eletrificação: tem a oferecer al- gum expertise em produção de modelos compactos de baixo custo e boa presença no mercado indiano. A Toyota não para por aí: se associou à também japonesa Panasonic para criar

RkJQdWJsaXNoZXIy NjI0NzM=