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35 AutoData | Agosto 2019 Com ele o carro passa a ser uma parte integrante da rede elétrica: pode armazenar um excedente de energia renovável e enviá-lo de volta para a rede quando há maior uso de eletricidade. Esse princípio, chamado de V2G, é fundamental para o uso de veículos elétricos em larga escala e com custos reduzidos. Multiplique os atuais 40 kWh armazenados em uma bateria do Zoe por uma frota de vários milhares de veículos elétricos: você terá um significativo banco de energia que ajudará a estabilizar a rede e a assimilar as energias renováveis. Quatro protótipos com esta tecnologia estão em teste na cidade de Utrecht, na Holanda, e na Ilha da Madeira, em Portugal, desde o início deste ano. Esses modelos são equipados com sistema V2G que podem transformar a corrente contínua da bateria em corrente alternada para uso pela rede. Na Ilha da Madeira temos ainda mais dezoito veículos como parte de um programa piloto de carregamento inteligente. Como isso funciona? Já há uso prático deste sistema? 4 5

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