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28 Novembro 2019 | AutoData Veículos » Teste de impacto Adultos Crianças Airbags Fabricação Ranking Latin NCAP Protocolo Azul (2010 a 2015) quatro estrelas, sendo cincoMade in Brazil: Captur, Etios, Kicks, Toro eYaris. O sexto foi a picape Frontier, produzida na Argentina e no México. Azul é a cor mais quente Quando analisados os resultados do protocolo azul o cenário é parecido. Dos sete carros que obtiveramcinco estrelas no Latin NCAP seis são produzidos no Brasil: City, Ecosport, Fit, HR-V, Renegade e Up!. OBrasil também lidera a lista dos carros que conseguiram quatro estrelas sob o protocolo azul, com três modelos contra um da Argentina e um da Colômbia: C3, Creta e HB20 ante Fluence e Duster, res- pectivamente. O Latin NCAP ainda testa alguns carros com apenas um airbag ou mesmo sem nenhum, mesmo que no Brasil a legislação exija pelo menos dois. É o caso do Kia Pi- canto, fabricado na Coreia do Sul, testado semnenhumairbag em junho de 2016 sob o protocolo azul. O resultado foi nota zero na proteção para adultos e uma estrela na proteção para crianças. O Latin NCAP afirma que avalia as ver- sões básicas de cada veículo considerando todos os mercados da América Latina e do Caribe. Assim basta que um único país nesta regiãovenda o carro semairbags para que ele seja testado dessa forma. Emnota o Latin NCAP acrescenta que “o fabricante terá sempre a opção de patrocinar o teste de uma versão melhorada sempre que decidir que essa versão se torne a padrão em todos os países”. E as montadoras estão respondendo bem, na opinião da Anfavea: “Os produ- tos aqui fabricados são equivalentes aos europeus e, no futuro, estarão ainda mais seguros”, afirmaMoraes. “Isso será possível graças ao Rota 2030, que trouxe umcalen- dário de novas tecnologias”. Mas, como quase tudo na indústria, entra no cálculo a questão dos custos, re- corda Pagliarini, da Bright: “A proteção dos membros inferiores é o item mais caro na fabricação de um carro cinco estrelas”. Morassi, daVW, lembra que “a estrutura do veículo, com aços de alta e ultra-alta resistência e conformados a quente, são itens de grande investimento em veículos com nota máxima em crash-tests”. Honda HR-V Jeep Renegade Honda Fit Honda City Volkswagen Up! Ford Ecosport Hyundai Creta Hyundai HB20 Renault Duster Citroën C3 Renault Fluence Nissan Versa Volkswagen Gol Kia Picanto   2   2   2   2   2   2   2   2   1   2   2   2   2  0

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