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31 AutoData | Novembro 2019 Natee Meepian/Shutterstock.com Estoque de crédito Em 1 mil reais Fonte: Banco Central. Novos e usados. Até setembro para todos os anos. 2010 2011 2012 2013 2014 2015 2016 2017 2018 2019 Pessoa física Pessoa jurídica 125 515 12 820 17 864 21 202 20 508 18 815 16 996 15 073 15 718 24 367 42 675 169 960 190 168 193 107 183 920 166 846 145 387 145 043 162 820 192 527 Já as operações envolvendo pessoa físi- ca, se não chegamàmáxima histórica nem sobemnamesma velocidade, tambémnão fazem feio ao avançar 33% desde 2017. Ao superar os R$ 192 bilhões o estoque de crédito para este cliente exibe hoje patamar que não se via há mais de cinco anos. De acordo com executivos que acom- panham o dia a dia das financeiras esses números, mais do que meramente acom- panhar a demanda, refletemmudança no ambiente de competição no segmento, coma volta à arena dos bancos não ligados a montadoras. O apetite pelo filão aumentou a partir do momento emque os bancos conseguiram equilibrar as carteiras, graças a rigor nas análises de crédito que trouxe tomadores com bom histórico de pagamentos. Assim as taxas de inadimplência foram reduzidas amenos dametade de sete anos atrás, diminuindo o risco – o que por sua vez repercute agora em taxas mais com- petitivas, balanços financeiros positivos e aumento das concessões. Omaior foco das montadoras nas ven- das diretas, dada a retomada mais lenta do varejo, também deu sua contribuição ao oferecer aos bancos a possibilidade de emprestar a umpúblico comperfil de risco melhor do que encontravam, em média, nas concessionárias. Hoje, além do recorde nas operações – apenas em novos empréstimos foram mais de R$ 114 bilhões somente nos nove primeiros meses deste ano –, os bancos vêmdiminuindo taxas e alongando prazos de financiamento como não se via há um bom tempo. Ainda assimpersiste nos revendedores a percepção de que a oferta de crédito continua restrita, reflexo de posição das instituições financeiras de rechaçar qual- quer afrouxamento dos critérios de análise creditícia. Pois nada mudou com relação à seletividade de quem pode ou não pode receber o empréstimo: excluindo da conta consórcios e leasing, há quatro anos os financiamentos dos bancos representam menos da metade dos carros 0 KMvendi-

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