361-2019-11

38 autodata pergunta » FUTURO PARA COMERCIAIS Novembro 2019 | AutoData Divulgação/Traton Nascido em 1967, é bacharel em negócios e administração e mestre em engenharia mecânica. Em 1994 iniciou carreira na Scania como trainee de administração. Atuou em diversos postos na fabricante sueca, incluindo diretor de marketing de produto e diretor geral da Italscania. Em 2010 foi nomeado Vice- presidente executivo e diretor de operações comerciais da Scania AB. De 2016 a 2019 acumulou a diretoria de vendas e marketing junto ao posto de VP. Christian Levin, COO e responsável por P&D da Traton A indústria de veículos comerciais é muito avançada em termos de desenvolvimento tecnológico. As evoluções normalmente acontecem primeiro nos caminhões e ônibus para depois chegar aos automóveis. Já temos hoje pleno domínio destas duas tecnologias, mas entendo que tornaremos viável primeiro a eletrificação em razão das exigências ambientais cada vez mais intensas. Entendo que sim. Na direção autônoma continua sendo muito difícil garantirmos a operação com o nível extremo de segurança que todos necessitam. E como não podemos ainda garantir esta segurança, estaríamos colocando os operadores em risco, vez que eles têm que assumir a responsabilidade total sobre a utilização dos seus veículos, incluindo o risco de possíveis acidentes. Vamos continuar desenvolvendo a tecnologia mas ainda, e por um bom tempo, em circuito fechado. Temos várias aplicações deste tipo, inclusive no Brasil. Nestes casos há total controle da atividade, como em mineradoras ou plantações de cana, por exemplo. O que chegará primeiro aos caminhões: direção autônoma ou eletrificação? A direção autônoma ficará então em segundo plano? Pode nunca acontecer, então? 1 2 3 Por Márcio Stéfani

RkJQdWJsaXNoZXIy NjI0NzM=