361-2019-11

42 Novembro 2019 | AutoData Evento » Fenatran da confiança no mercado, sinalizando uma retomada sustentável nos negócios”. A Librelato calculou vendas de R$ 200 mi- lhões, com dois mil implementos comer- cializados, em especial semirreboques graneleiros e basculantes, para clientes brasileiros e latino-americanos – e ainda há mais oitocentas unidades em fase de fechamento de negócios. Parecido foi o cenário na Volvo: esti- mou mais de R$ 1 bilhão em negócios, somando-se venda de caminhões, planos de manutenção e serviços financeiros, como seguros e consórcio. “Nesse ano sentimos um otimismo ainda maior dos clientes, que estão vendo sinais positivos no mercado de transportes e decidiram investir para renovar suas frotas”, afirmou Alcides Cavalcanti, diretor comercial de caminhões. Na Mercedes-Benz mal as portas do evento se abriram e os primeiros cinco Actros sem retrovisor externo – sistema denominado MirrorCam – foram vendi- dos de uma vez só. O comprador foi a Fagundes Construção e Mineração, maior frotista do modelo no Brasil e um dos maiores do mundo, com cerca de qui- nhentos destes caminhões extrapesados na garagem. E logo depois a M-B assinou contrato de venda com a Braspress para comercialização de quarenta furgões da Nova Sprinter, lançada na Fenatran. Enquanto isso a Scania comemorava a venda de seu primeiro caminhão movido a GNV e biometano na Fenatran, um R 410 adquirido pela RN Logística, de São Paulo. O veículo será usado na rota São Paulo-Rio de Janeiro para transporte de produtos da francesa L’oreal. Pelas con- tas da fabricante o veículo proporciona redução de emissões de CO2 que pode chegar a 15% se abastecido com GNV, e até 90% com biometano em comparação com o diesel. Neste sentido a Fenatran foi vitrine também para lançamento do motor-con- ceito F1C da FPT, que pode funcionar com gás natural, etanol ou biometano. Para seu presidente Marco Rangel trata-se de uma ótima solução para redução de emis- sões no Brasil e na região: “Ainda é um conceito, porém totalmente viável para atender ao mercado local. Poderemos lançar em um futuro não muito distan- te”. Outro motor-conceito foi o Cursor X, apto a trabalhar com bateria elétrica, gás natural e célula de combustível. Também já projetando negócios futu- ros a Iveco mostrou na Fenatran a nova geração da Daily, igual ao modelo euro- peu, prometendo vendas aqui a partir de abril de 2020, segundo o diretor comercial Ricardo Barion, que antecipou: “O siste- ma multimídia permitirá que o motorista acione alguns comandos por controle de voz, além de compatibilidade comApple CarPlay e Android Auto”. Divulgação/VWCO Divulgação/Mercedes-Benz Divulgação/Scania

RkJQdWJsaXNoZXIy NjI0NzM=