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21 AutoData | Dezembro 2019 “Estamos fazendo história ao oferecer pela primeira vez no mundo a tecnologia híbrida ex para o Corolla, fazendo dele um dos carros com menores índices de emissão de CO2 do planeta. Por isso esse reconhecimento da equipe de AutoData e de seus leitores é tão importante para nossa empresa.” Celso Simomura, diretor de Compras e R&D da Toyota para a América Latina e Caribe T rata-se de um feito mundial. No ano passado a Toyota brasileira mostrou ao mundo o primeiro sistema híbrido combinado com um motor ex uel. O híbrido ex foi apresentado no Prius e deu à empresa japonesa o título na categoria Inovação Tecnológica. Este ano a Toyota repetiu o feito e foi além: não apenas introduziu o sistema híbrido com motor ex fuel comercialmente no País mas o fez diretamente em seu líder de vendas, o Corolla. Não à toa, assim, a empresa ganhou o bicampeonato na categoria e levou o principal troféu do Prêmio AutoData, o de Empresa do Ano – eleita por conselho de notáveis dentre as vencedoras das categorias empresariais do reconhecimento. Os prêmio foram recebidos por Rafael Chang, presidente da montadora, e por Celso Simomura, diretor de Compras e R&D para América Latina e Caribe, que destacou o ineditismo da Toyota: “Trata- se de veículo que une a tecnologia híbrida, abrindo o caminho para a eletri cação, com algo que é essencialmente brasileiro, o etanol. O novo Corolla é o melhor que produzimos até hoje, pois também aplica o sistema híbrido ex a uma nova plataforma global.” Ao todo o desenvolvimento durou quase quatro anos e uniu os esforços da engenharia da Toyota no Brasil e no Japão. Os japoneses colaboraram com o conhecimento da tecnologia híbrida, enquanto os mais de 140 engenheiros brasileiros entregaram a experiência com o motor ex. “O Corolla híbrido ex é um dos carros com menor emissão de CO2 do mundo”, assegura Simomura, lembrando que as emissões com etanol são zeradas no processo de plantio da cana-de-açúcar. “Os japoneses entendem que a tecnologia ex é muito importante no Brasil e caram contentes por poderem usá-la com o sistema híbrido.” Ao oferecer o novo Corolla híbrido ex com o mesmo preço da versão topo de linha com motor a combustão interna a Toyota também deu um grande incentivo para a popularização da eletri cação no Brasil. O novo Corolla híbrido ex é produzido em Indaiatuba, SP, mas sua motorização é importada do Japão. De acordo com Simomura a empresa estuda nacionalizar a tecnologia.

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