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20 Abril 2020 | AutoData esPecial » covid-19 dólar lá em cima, argentina lá embaixo de outras crises o Brasil está baixando os juros internos: hoje para o investidor é mais interessante comprar títulos nacionais no Exterior, o que é bizarro. Além disso a instabilidade política adiciona pressão no câmbio.” O dólar a R$ 5 fez acender o sinal ver- melho na Abeifa, associação que repre- senta os importadores. Seu novo presi- dente, João Oliveira, entregou ao governo federal pedido para que a alíquota do im- posto de importação para veículos seja reduzida dos atuais 35% para 20%. “O dólar deve permanecer na faixa de R$ 5 pelo menos no curto prazo. É um câmbio muito severo para as nossas asso- ciadas e torna inviável o modelo de ope- ração das importadoras”, justi ca. Esse quadro, naturalmente, se somou às con- sequências de fechamento forçado das concessionárias pela pandemia. Em março as vendas de importados Por Marcos Rozen Consequências macroeconômicas da pandemia do covid-19 afetam diretamente dois importantes pilares da indústria automotiva nacional C omo sempre acontece em crises econômicas, ainda que a atual tenha uma origem inédita, a taxa do dólar, que já vinha em trajetória ascenden- te no País antes mesmo das consequên- cias da pandemia, subiu rapidamente e bateu todos os recordes ao ultrapassar a barreira dos R$ 5, cotação nunca registrada para o Real, criado em 1994. Ao que tudo indica esse patamar deve permanecer por algum tempo, e possi- velmente para além do período em que a atividade econômica for retomada no País. Para Alan Riddell, sócio de Deal Advisory e Consumer e Industrial Markets da KPMG no Brasil, “o câmbio alto veio para car por um bom tempo”. Concorda com ele o economista Fer- nando Pavani, com passagem pelo Banco Itaú e CEO da ntech Remessa Online. “O cenário não indica que a cotação cai- rá, mas sim o contrário. Diferentemente

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