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21 AutoData | Maio 2020 Divulgação/VWCO comerciais carregam A retomada partiu do segmento de co- merciais, um pouco menos afetado pelas consequências da pandemia da covid-19, pelo menos na comparação com os ve- ículos leves. A Scania em São Bernardo do Campo, SP, e a Volkswagen Caminhões e Ônibus em Resende, RJ, retomaram atividades em 27 de abril, uma segunda-feira. Quem voltou ao trabalho deu de cara commedi- ção de temperatura na entrada dos ônibus fretados, distribuição de máscaras e de álcool emgel, distânciamaior de um traba- lhador para outro, turnos para as refeições nos restaurantes e comunicação interna insistente sobre medidas de precaução. Em Resende 1 mil trabalhadores vol- taram às linhas para produzir caminhões e chassis. A produção de umVolkswagen Delivery 9.170 marcou o retorno, de modo um pouco diferente: distância de 2 metros de um trabalhador para outro e uso de escudo facial em acrílico e de óculos de segurança nas áreas onde não é possível aplicar a regra de distanciamento. Segun- do o presidente Roberto Cortes foi monta- da uma força-tarefa para assegurar a volta da produção em segurança – e o resultado foi positivo: “No primeiro dia observamos um grande comprometimento de nossos colaboradores com as recomendações para proteção de todos”. Um pouco antes as seis fábricas da CNH Industrial instaladas no Brasil e na Argentina também reiniciaram atividade igualmente seguindo novos padrões de higiene e cuidados de saúde. As unidades de Curitiba, PR, Contagem, MG, Soroca- ba e Piracicaba, SP, Sete Lagoas, MG, e Córdoba, Argentina, voltaram na quarta- -feira, 22, mas as operações responsá- veis pela produção de máquinas agríco- las e de construção voltaram ao trabalho uma semana antes. A CNH Industrial é responsável pelas marcas Case IH, New Holland Agriculture, Case Construction, New Holland Construction, Iveco e FPT Industrial. A produção de caminhões, chassis de ônibus e componentes na fábrica da Mer- M aio tradicionalmente é lembrado no setor automotivo pela campa- nha Maio Amarelo, que se dispõe a chamar a atenção para a neces- sária prevenção de acidentes de trânsito. Mas nesse 2020 a expressãomaio amarelo ganha novos contornos: com a retomada de produção emalgumas fábricas começa a ser superado, ainda que timidamente, um abril negro para a produção, combaixa de 99% ante o mesmo mês de 2019. Assim a cor retrata bemo cenário atual, que ainda está longe de um verde, que poderá ser visto mesmo que em tom cla- rinho em junho, mas pelo menos não é mais o vermelho pujante de um semáforo fechado do mês anterior.

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