366-2020-05

29 AutoData | Maio 2020 Resultados e retornos A pandemia da covid-19 atingiu em cheio os resultados do Grupo Volkswagen no primeiro trimestre. A começar pelo volume de vendas, 23% inferior ao dos primeiros três meses de 2019, para 2 milhões de unidades. A receita recuou 8,3% no período, para € 55,1 bilhões, e o lucro operacional caiu de € 4,8 bilhões para € 900 milhões, de acordo com balanço nanceiro divulgado pela empresa. Em 2019 itens especiais resultantes do Dieselgate reduziram o lucro em € 1 bilhão – não houve itens especiais neste primeiro trimestre. O retorno operacional sobre as vendas no período foi de 1,6%. Além da queda no volume de vendas por menor demanda de clientes a turbulência nos mercados de commodities e de capitais gerou efeitos negativos no resultado, que também sentiu efeitos do câmbio. O lucro antes dos impostos caiu para € 700 milhões, ante € 4,1 bilhões no primeiro trimestre de 2019. No m de abril a Volkswagen retomou a produção emWolfsburg, Alemanha, paralisada pela necessidade de isolamento social. A queda das estatísticas de contaminação no país-sede do grupo possibilitou a retomada, ainda que lenta: segundo o programa estabelecido na primeira semana o volume produzido seria de 10% a 15% de sua capacidade, alcançando gradativamente 40% uma semana depois. Em volume isso signi ca 1,4 mil veículos e 6 mil quinze dias depois. Outra unidade a retomar a produção foi a de transmissões em Córdoba, Argentina, também no m de abril, após autorização do Ministério da Indústria, Comércio e Mineração. Foi a primeira do grupo na América do Sul a voltar à ativa. Ali as atividades igualmente serão escalonadas: na primeira semana 3,5 mil caixas e componentes, 7 mil na segunda, 7,8 mil na terceira e 8 mil na quarta. Segundo a companhia “será possível, dessa forma, cumprir as ordens de produção já solicitadas e os contratos internacionais, uma vez que 100% da produção é para exportação”. A partir de Córdoba o Grupo Volkswagen abastece linhas de produção de veículos no Brasil, África do Sul, Alemanha, China, Espanha, Eslováquia, Estados Unidos, Índia, México e República Tcheca, equipando os Volkswagen Golf, Vento e T-Rock, Seat Ibiza, León e Toledo, Skoda Fabia e Octavia e Audi A1 e Q2. Em paralelo seguirão os trabalhos para preparar a produção para um novo projeto, a caixa MQ281. o motorista deixe o smartphone de lado e concentre toda a operação no próprio sistema. OVWPlayApp já tem aplicativos comoWaze, Deezer, Ubook e 12 Minutos, de audiolivros, iFood, Estapar, Porto Se- guro, Sem Parar e Meu Volkswagen, da própria empresa. O sistema, personalizável, traz ainda função Valet, que trava as con gurações na entrega do Nivus a manobrista, evitan- do que este descon gure algo mesmo que por acidente. O VW Play chegará a outros modelos VW, e não só nacionais, segundo Di Si. Re- sultado de três anos de desenvolvimento regional por cinquenta pro ssionais, será aplicado também emveículos produzidos em outros países.

RkJQdWJsaXNoZXIy NjI0NzM=